Avianca revela planos de ampliar conectividade com Brasil em parceria com a Gol
Empresa também anunciou que disponibilizará sua Business Class para toda a rede a partir de janeiro

A Avianca anunciou hoje (10), durante coletiva de imprensa virtual, seus resultados neste ano e planos para 2026. Entre os destaques, está o desejo de ampliar a conectividade com o Brasil, como citado pelo CEO do Grupo Abra, Adrián Neuhauser, e pelo CEO da Avianca, Frederico Pedreira.
“Há planos, sim, de ampliar a conectividade aérea com o Brasil no próximo ano e o que nos ajuda a crescer neste mercado é a presença e a marca da Gol”, afirma o CEO do Grupo Abra (controlador da Gol e da Avianca), Adrián Neuhauser.
“Vale lembrar que acabamos de abrir uma rota em Belém e Bogotá, que se manterá, e também entre Manaus e Bogotá. Não é pouca coisa”
Frederico Pedreira, CEO da Avianca
Segundo Adrián, 2025 foi um grande ano para a Abra. "Passamos de um conceito que tínhamos há quase cinco anos para a execução, de fato — a unificação com a Gol, tirá-la do Chapter 11, e hoje realmente estarmos operando como um grupo integrado, impulsionando sinergias, oferecendo melhores produtos para os clientes, unindo as redes e levando adiante um projeto que nos anima muito: dar mais acesso a mais pessoas à conectividade aérea na região, de uma forma segura, digna e da qual nos orgulhamos", diz.
Segundo os executivos da companhia aérea, a prioridade é ampliar as frequências em rotas já existentes, como a recém-inaugurada Tampa Bay-Córdoba, por exemplo, para depois pensar em novas rotas. “Também anunciamos recentemente um codeshare com a Aerolíneas Argentinas. Como grupo, isso é um marco, porque amplia uma relação histórica que a Gol já tinha. Agora isso vale para todo o grupo, permitindo maior conectividade entre Colômbia e Argentina”, complementa o CEO do Grupo Abra..
Business Class em todas as rotas da Avianca a partir de 15 de janeiro

A companhia aérea também anunciou que, a partir de 15 de janeiro de 2026, disponibilizará sua Business Class para toda a rede, incluindo voos domésticos na Colômbia, Equador e Guatemala.
Integração da Sky ao Grupo Abra

O Grupo Abra também vive um momento de expansão. No início de novembro, anunciou um acordo para incorporar a chilena SKY ao grupo, reforçando a estratégia de criar uma malha integrada na América Latina. A ideia é oferecer às companhias internacionais, especialmente da Europa e do Oriente Médio, conexões amplas para destinos em toda a região.
“Chegamos a um princípio de acordo para integrar a Sky. Nosso mapa ainda tem um espaço em branco no Chile e no Peru que queremos preencher, e acreditamos que a Sky é o parceiro ideal. Criamos uma estrutura que nos permite fazer outras aquisições e não estamos fechados a novas oportunidades”, destaca o CEO do Grupo Abra.
Abertura de capital no mercado nos EUA
Como já anunciado pelo Portal PANROTAS, o Grupo Abra segue em direção à abertura de capital no mercado norte-americano. A holding contratou o banco Morgan Stanley para estruturar sua oferta de ações, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2026, segundo fontes próximas ao processo.
“Este é o começo de um processo que requer aprovações regulatórias, revisões e vai levar vários meses ao longo do próximo ano. Mas isso nos prepara para o que queremos: nos apresentar aos clientes e também aos mercados de capitais como um grupo único, nos financiando de forma conjunta e levantando capital de acionistas conjuntamente”
Adrián Neuhauser, CEO do Grupo Abra
Em outubro, o Grupo Abra já havia protocolado na SEC um pedido de registro confidencial para a possível oferta pública (IPO), o que estaria alinhado à saída da Gol da B3, a bolsa do Brasil. Após concluir o processo de Chapter 11, as dívidas foram convertidas em ações, reduzindo significativamente a liquidez dos papéis.
Investimento de 800 mi na experiência dos passageiros
A companhia aérea anuncia investimento de US$ 800 milhões na experiência do cliente, incluindo, além da implementação da business class em todas as rotas da companhia aérea, nova salas VIP Diamond, wi-fi a bordo e outras novidades” “Isso aponta a consistência e unificação de um produto que pode servir o passageiro de ponta a ponta”, complementa Gabriel Oliva, presidente e COO da Avianca.