Azul comemora 17 anos e refaz rota inaugural entre Campinas e Salvador
Companhia refaz a primeira rota Campinas-Salvador em celebração ao aniversário de 17 anos

A Azul Linhas Aéreas completou 17 anos nesta segunda-feira (15) e celebra a data com a realização de um voo simbólico que refez a primeira rota operada pela companhia, entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o Aeroporto Internacional de Salvador (BA). O trajeto marcou a estreia da empresa na aviação comercial brasileira, em 15 de dezembro de 2008.
O voo comemorativo AD 4141 foi operado com uma aeronave Embraer E2 195 e contou com a participação de clientes e tripulantes. Entre eles, quatro colaboradores completam 17 anos de atuação na companhia em 2025. Durante o voo, os passageiros receberam 17 mil pontos do programa Azul Fidelidade.
A comandante do voo foi Aline Silveira Lima, que ingressou na Azul no mesmo dia do voo inaugural da empresa. Com 46 anos e mais de 9 mil horas de voo, a piloto foi convidada pela Diretoria de Operações para comandar a aeronave na data comemorativa.
Atualmente, a Azul opera mais de 800 voos diários. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia transportou mais de 26,4 milhões de passageiros nos dez primeiros meses de 2025, com oferta de 33,1 milhões de assentos. O volume representa um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024, com aumento de 1,3 milhão de clientes transportados.
A aeronave utilizada no voo comemorativo faz parte do modelo Embraer E2 195. Até o fim de 2025, a Azul prevê a incorporação de sete jatos desse tipo à frota, três dos quais já foram entregues. Com isso, a companhia se consolida como a maior operadora do modelo no hemisfério Sul.

No campo financeiro, a empresa avançou no processo de reestruturação. Na semana anterior ao aniversário, o Tribunal dos Estados Unidos aprovou o Plano de Reorganização da Azul, com mais de 90% de aprovação entre as classes de credores elegíveis.
Segundo o CEO da Azul, John Rodgerson, a aprovação representa um marco no processo de transformação da companhia.
“Acredito que concluiremos nossa transformação com uma frota e malha otimizadas, e com a solidez financeira para executar de maneira completa nosso plano de negócios, capturando as significativas oportunidades à frente. Seguimos certos de que a Azul sairá deste processo mais resiliente, mais competitiva e melhor posicionada para entregar valor a longo prazo”
John Rodgerson
Outros indicadores de 2025 incluem o crescimento do programa Azul Fidelidade, que ultrapassou 20 milhões de membros. A Azul Viagens registrou aumento de 29,5% na receita voada em comparação com 2024. Já a Azul Cargo apresentou crescimento de 16,5% na receita total.
A comandante Aline Silveira Lima destacou o significado pessoal do voo comemorativo. “Sempre me emociono em cada voo, mas este de hoje foi realmente simbólico e especial para mim. Considero mais um marco na minha carreira”, disse.
Ela também comentou sobre o convite para comandar o voo. “Eu me senti lisonjeada com o convite, que eu recebo como um reconhecimento pela minha dedicação e empenho durante todos esses anos”, afirmou.