Rodrigo Vieira   |   10/12/2025 13:28
Atualizada em 10/12/2025 13:29

Espiral positiva da Latam conta com força do trade, Embraer e melhoria em produtos

Aline Mafra revela destino mais vendido na Black Friday, perspectiva com aeronaves Embraer e mais; confira

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil

Uma "espiral positiva". Os bons resultados financeiros são convertidos em investimentos diretos no produto, fortalecendo a experiência do cliente e a parceria com o canal indireto, que hoje representa 50% de seu share. É assim que a Latam Airlines Brasil encerra 2025.

Durante o evento Momento Latam Trade, evento que premiou os campeões de venda da companhia aérea, a diretora de Vendas e Marketing Aline Mafra comemorou o ano que se encerra e detalhou os próximos passos da empresa, que incluem a chegada dos aviões da Embraer, a aposta em novas rotas internacionais e a consolidação de produtos como a Premium Economy e o wi-fi a bordo.

LEIA TAMBÉM: PODEROSOS DO TURISMO PRESENTES NO MOMENTO LATAM TRADE COMEMORAM A NOMEAÇÃO

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra figura entre os 100+ Poderosos do Turismo PANROTAS Curaçao
Aline Mafra figura entre os 100+ Poderosos do Turismo PANROTAS Curaçao

Conectando o Brasil com os jatos Embraer

A grande expectativa para o próximo ano é a incorporação das aeronaves da Embraer à frota. Segundo Aline Mafra, o primeiro voo com o equipamento brasileiro está previsto para decolar em outubro de 2026, com as entregas ocorrendo a partir do último trimestre. O projeto, descrito como "inédito" pela velocidade recorde de implementação (apenas um ano), é peça-chave para a expansão da malha da Latam.

"Existe outra estratégia muito importante que cabe o Embraer, que é a ligação de cidades grandes e não hubs. Quero encontrar essa demanda local para ver se faz sentido com esse tipo de avião. A meta é utilizar os jatos para conectar mercados de alta demanda que hoje dependem de conexões em Guarulhos (SP) ou Brasília, como um voo direto entre Porto Alegre e Belo Horizonte, por exemplo"

Aline Mafra, diretora comercial da Latam

Com essa estratégia, a Latam deve saltar dos atuais 56 para 63 aeroportos atendidos no Brasil até 2026.

Amsterdã nem decolou e já é sucesso, diz diretora

Entre as novidades na malha internacional, o recém-anunciado voo para Amsterdã, que começa no final de março de 2025, já se provou um acerto. "Amsterdã foi o destino mais vendido na nossa Black Friday", revelou Aline. A estratégia para a capital holandesa foi entrar em um mercado já consolidado com um produto competitivo, aproveitando a preferência do brasileiro por voar em uma companhia que fala sua língua.

Já Bruxelas, com início em junho, é uma aposta na construção de um novo mercado, com foco na demanda étnica e corporativa, onde a Latam operará sem concorrência direta.

Investimento em produto é prioridade

Aline Mafra destacou que os bons resultados permitem investimentos de longo prazo que são considerados game changers para a experiência do passageiro.

  • Wi-Fi e cabine premium: a implementação de wi-fi nos aviões widebody e a criação de uma cabine intermediária em voos longos são projetos de dois anos que buscam atender a um público disposto a pagar mais por conforto, diminuindo o grande salto de preço entre a econômica e a executiva.
  • Premium Economy (doméstico): O produto, que oferece mais espaço e reclínio, veio para ficar e se destaca pela flexibilidade. A quantidade de fileiras pode ser ajustada dinamicamente (de duas a cinco) conforme a demanda da rota e do horário, otimizando a oferta. "Rotas mais longas tendem a ter uma penetração maior", comentou.

"Parceria de verdade"

Aline Mafra reforçou a importância estratégica do canal indireto, responsável por metade do faturamento da companhia. Ela afirmou que a Latam não desinvestiu em sua equipe de atendimento e nem na remuneração das agências no pós-pandemia. Um dos focos tem sido a melhoria do suporte, com o time de atendimento visitando as agências para ouvir suas dores e priorizar soluções, o que resultou em uma performance de atendimento com mais de 90% de satisfação.

Veja fotos do evento Momento Latam Trade


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7321 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.