Filip Calixto   |   05/12/2025 13:24
Atualizada em 05/12/2025 15:56

Air Canada inicia operação do voo inédito entre Rio de Janeiro e Toronto

Ligação começou a operar ontem com três frequências semanais

Divulgação/Air Canada
Primeiro voos da rota Rio-Toronto, da Air Canada, partiu no dia 4
Primeiro voos da rota Rio-Toronto, da Air Canada, partiu no dia 4

A Air Canada iniciou ontem (4) a operação do voo direto entre Rio de Janeiro e Toronto. A nova ligação, anunciada em setembro pela companhia, terá três frequências semanais durante toda a temporada de inverno, até 27 de março de 2026, marcando um novo capítulo na expansão internacional da companhia.

O voo AC84 parte de Toronto às terças, quintas e sábados, às 23h30, chegando ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão às 10h45 do dia seguinte. No sentido inverso, o AC85 decola do Galeão às quartas, sextas e domingos, às 21h30, com pouso em Toronto às 7h. A rota já demonstrava desempenho acima do esperado antes mesmo do início oficial das operações, impulsionada pela crescente demanda entre os dois destinos.

A estreia da conexão foi celebrada em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Toronto Pearson. “Estamos entusiasmados em iniciar o serviço sazonal sem escalas entre Toronto e o Rio de Janeiro, conectando duas cidades vibrantes e oferecendo aos canadenses mais oportunidades de experimentar a rica cultura e as paisagens deslumbrantes do Brasil”, afirmou Alexandre Lefevre, vice-presidente de Planejamento de Rede da Air Canada. Segundo ele, a nova rota reforça o compromisso da empresa em ampliar sua rede internacional e oferecer mais opções aos viajantes.

Divulgação/Air Canada
A nova ligação terá três frequências semanais durante a temporada de inverno
A nova ligação terá três frequências semanais durante a temporada de inverno

Do lado brasileiro, a novidade também foi recebida como impulso significativo ao turismo. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Rio já é uma das principais portas de entrada de visitantes canadenses no Brasil - fluxo que tende a crescer na próxima temporada. “Somos o país com maior crescimento do turismo internacional neste ano, resultado da forma como temos promovido nossa riqueza cultural e a autenticidade das experiências encontradas pelo turista estrangeiro”, destacou.

Os voos são operados com aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner, equipadas com as cabines Signature Class, Premium Economy e Economy. Membros Aeroplan contam ainda com mensagens de texto gratuitas a bordo, patrocinadas pela Bell. Em Toronto, passageiros elegíveis têm acesso a serviços premium, incluindo a Air Canada Signature Suite - eleita a Melhor Sala de Classe Executiva do Mundo no Skytrax Awards deste ano -, além de serviço de Concierge e o Maple Leaf Lounge.

A rota Rio–Toronto integra um amplo movimento de expansão internacional da Air Canada. Neste período, a companhia também inaugura voos para Lima, Cartagena, Pointe-à-Pitre, Guadalajara e Puerto Escondido. Para o verão de 2026, estão previstos ainda o retorno das operações para Xangai, Budapeste e Tel Aviv, além do incremento de frequências para Praga.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7638 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes