Laura Enchioglo   |   05/12/2025 17:09

Gol firma parceria para distribuição de Cordões de Girassol a clientes

Expectativa da companhia é que, ao longo de 2026, todas as suas bases passem a oferecer os cordões


Divulgação
Cordão de Girassol criado pela HD Sunflower, com a qual a Gol firmou parceria para distribuição dessa ferramenta aos clientes com deficiências não visíveis
Cordão de Girassol criado pela HD Sunflower, com a qual a Gol firmou parceria para distribuição dessa ferramenta aos clientes com deficiências não visíveis

A Gol Linhas Aéreas comunica sua expectativa de que, ao longo de 2026, todas as suas bases domésticas e internacionais estejam aptas a distribuir aos clientes o Cordão de Girassol - uma ferramenta de identificação para passageiros com deficiências ocultas.

A Gol, por meio do Grupo Abra, firmou neste ano de 2025 uma parceria com a britânica HD Sunflower, criadora global do Cordão de Girassol. Essa ferramenta de identificação de pessoas com deficiências não visíveis surgiu em Londres com uma iniciativa de colaboradores do Aeroporto de Gatwick, e logo se tornou um símbolo mundial de acessibilidade.

“Mais do que um símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas no Brasil, o cordão na cor verde com estampa de girassóis amarelos representa uma oportunidade de as equipes de aeroportos oferecerem um atendimento mais sensível, personalizado e que respeite as necessidades individuais dos clientes”

Felipe Sobrinho, gerente de Pertencimento da Gol e diretor executivo do Instituto Gol

Cordão de Girassol: primeira e segunda fases da distribuição pela Gol

No dia 20 agosto de 2025, após acordo firmado com a HD Sunflower, a Gol recebeu 1.000 Cordões de Girassol a serem distribuídos aos Clientes em quatro grandes hubs da empresa: Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH), RIOgaleão (GIG) e Brasília (BSB). Desde essa data, até 19 de novembro, ainda na primeira fase de distribuição, 231 passageiros receberam o cordão em CGH, 227 em GRU, 150 em BSB e, no RIOgaleão, 236 - um total de 844 cordões entregues.

Em 2026 terá início a segunda fase da distribuição pela Gol, e a perspectiva é que todas as bases da companhia tenham disponíveis os Cordões de Girassol. A abordagem dos passageiros pelo time de aeroportos é sempre realizada na fila do atendimento preferencial, nos pontos de encontro e nas salas prioritárias nos aeroportos.

Treinamentos e ações educativas sobre a abordagem dos clientes, o real propósito da ferramenta e as regras de utilização do cordão foram aplicados, até o momento, a 97% dos colaboradores da companhia envolvidos com o tema. Além disso, a Gol criou um QR-Code para colher impressões dos clientes que já aceitaram, opcionalmente, utilizar o Cordão de Girassol: em média, 95% deles consideraram o uso da fita confortável e a iniciativa importante ou excelente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4179 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.