Pedro Menezes   |   16/01/2026 21:31
Atualizada em 16/01/2026 21:33

EUA orientam companhias aéreas a reforçar cautela em voos sobre América Central e do Sul

Decisão ocorre em meio ao aumento das tensões geopolíticas na região

Unsplash
Advertências entram em vigor imediatamente e terão validade inicial de 60 dias
Advertências entram em vigor imediatamente e terão validade inicial de 60 dias

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu hoje (16) uma série de alertas às companhias aéreas para que redobrem a cautela em voos que sobrevoem a América Central e partes da América do Sul, diante do risco de atividades militares e interferências em sistemas de navegação por GPS.

Segundo a agência, os avisos foram formalizados por meio de Notices to Airmen (Notams) e abrangem o espaço aéreo do México, de países da América Central, além de Equador, Colômbia e áreas do Oceano Pacífico Oriental. As advertências entram em vigor imediatamente e terão validade inicial de 60 dias.

A decisão ocorre em meio ao aumento das tensões geopolíticas na região, após o governo dos Estados Unidos promover um reforço militar significativo no sul do Caribe e realizar a recente operação na Venezuela.

Com informações da Reuters.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.