EUA tiram dúvidas e detalham suspensão do procedimento de vistos para imigrantes
A partir de 21 de janeiro, Departamento de Estado suspenderá emissão de vistos de imigrantes em 75 países

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um comunicado oficial sobre a decisão do presidente Donald Trump em relação ao processo de vistos para imigrantes. Como vimos nessa quarta-feira (14), os EUA decidiram suspender o processamento de visto de imigrantes para Brasil e mais 74 países.
A partir de 21 de janeiro de 2026, o Departamento de Estado suspenderá a emissão de vistos para solicitantes de visto de imigrante que sejam cidadãos dos seguintes países:
Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Bósnia, Brasil, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Dominica, Egito, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Iêmen, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia do Norte, Marrocos, Mianmar, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Quirguistão, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Rússia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai e Uzbequistão
"O presidente Trump tem deixado claro que imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não representar um fardo financeiro para os americanos. O Departamento de Estado está realizando uma revisão completa de todas as políticas, regulamentos e diretrizes para garantir que imigrantes desses países de alto risco não utilizem benefícios de programas de assistência social nos EUA ou se tornem um encargo público"
Departamento de Estado dos EUA
Perguntas Frequentes
- O que acontece com minha entrevista para visto de imigrante?
Solicitantes de visto de imigrante que sejam cidadãos dos países afetados podem enviar seus pedidos de visto e comparecer às entrevistas, e o Departamento continuará agendando entrevistas para os solicitantes, mas nenhum visto de imigrante será emitido para esses cidadãos durante este período de suspensão.
- Existem exceções?
Cidadãos com dupla nacionalidade que solicitarem o visto com um passaporte válido de um país que não esteja listado acima estão isentos desta suspensão.
- Isso afeta meu visto válido atual?
Nenhum visto de imigrante foi revogado como parte desta diretriz. Para perguntas relacionadas à admissão nos Estados Unidos, consulte o DHS (Departamento de Segurança Interna).
- Isso se aplica a vistos de Turismo?
Não, esta suspensão é especificamente para solicitantes de visto de imigrante. Vistos de turismo são vistos de não imigrante.