Filip Calixto   |   07/01/2026 15:22

Latam recebe Boeing 787-9 com motores GEnx e amplia renovação da frota

Motores GEnx permitem redução no consumo de combustível e integram plano de expansão

Divulgação/Latam
A entrega do 787-9 faz parte do plano de renovação da frota do grupo. Em 2025, a companhia aérea encerrou o ano com 371 aeronaves após a incorporação de 26 aviões
A entrega do 787-9 faz parte do plano de renovação da frota do grupo. Em 2025, a companhia aérea encerrou o ano com 371 aeronaves após a incorporação de 26 aviões

O Latam Airlines Group anunciou a incorporação de um Boeing 787-9 equipado com motores GEnx, da GE Aerospace. Trata-se da primeira aeronave desse modelo em operação por um grupo aéreo na América do Sul. O avião partiu de Charleston, na Carolina do Sul (Estados Unidos), com destino a Santiago, no Chile, e será integrado à operação internacional da companhia nos próximos dias.

De acordo com a GE Aerospace, os motores GEnx permitem redução de até 15% no consumo de combustível em comparação com modelos anteriores da fabricante. O equipamento também apresenta menores níveis de emissões de CO2 e NOx, além de redução de ruído e ganhos operacionais relacionados à confiabilidade e à durabilidade.

Em nota, o diretor de Frota e Projetos do Latam Airlines Group, Sebastián Acuto, afirmou que a combinação do Boeing 787-9 com os motores GEnx contribui para a redução do consumo de combustível e das emissões, além de ampliar a flexibilidade operacional da companhia em diferentes mercados e rotas. Segundo ele, a aeronave reforça a estrutura da malha internacional do grupo e acompanha o crescimento das operações fora da região.

A entrega do 787-9 faz parte do plano de renovação da frota do grupo. Em 2025, a companhia aérea encerrou o ano com 371 aeronaves após a incorporação de 26 aviões. Para 2026, estão previstas 41 novas entregas, incluindo as primeiras aeronaves Embraer do grupo. Em 2027, a projeção é de mais 27 aviões, entre eles o primeiro Airbus XLR da frota.

Até 2030, a Latam prevê a incorporação de mais de 130 aeronaves de diferentes fabricantes. O plano tem como objetivo ampliar a malha aérea e aumentar a eficiência das operações em rotas de média e longa distância. A expectativa do grupo é que, ao final da década, mais de 50% da frota seja composta por aeronaves incorporadas dentro desse programa de renovação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7550 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes