Pedro Menezes   |   04/02/2026 09:59

CEO da Latam celebra liderança em meio a recorde da aviação brasileira em 2025

Companhia aérea ampliou seu volume de clientes no Brasil de 42 milhões para 46,7 milhões

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

A aviação comercial brasileira registrou em 2025 o maior volume de passageiros de sua história, atingindo 129,6 milhões de viajantes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número representa crescimento significativo em relação a 2024, quando o setor movimentou 118,4 milhões de passageiros.

Nesse cenário, a Latam Brasil teve papel decisivo na expansão do mercado. É o que diz o CEO da companhia, Jerome Cadier, ao lembrar que a empresa respondeu por mais de quatro em cada dez passageiros adicionais transportados no País ao longo do ano.

No período, a Latam ampliou seu volume de clientes no Brasil de 42 milhões para 46,7 milhões, o equivalente a 42,5% de todo o crescimento registrado pela aviação doméstica. Para Cadier, o avanço reflete investimentos realizados para ampliar a oferta de voos mantendo padrões operacionais e de atendimento.

Divulgação
Latam,avião da Latam
Latam,avião da Latam

Um dos principais desafios do setor em momentos de forte expansão, segundo o CEO, é preservar eficiência operacional e experiência do cliente. "Alguns indicadores mostram que alcançamos isso: em 2025, operamos com 84,2% de ocupação média nos voos domésticos, o maior nível já alcançado pela companhia", disse ele.

A empresa também manteve liderança no segmento corporativo. Pelo terceiro ano consecutivo, foi a companhia aérea com maior participação na receita de viagens de negócios no Brasil, atingindo 41,7% do mercado, segundo dados da Abracorp, entidade que reúne agências especializadas no segmento.

"Ficamos muito honrados por liderar o excelente momento da aviação nacional. Vamos em frente porque temos muito trabalho neste ano que está só começando!"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Maior alta temporada da história da companhia

O crescimento da demanda também se reflete na atual alta temporada de verão, considerada pela Latam a maior já operada pela companhia no País. Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, foram programados mais de 44 mil voos domésticos, volume cerca de 15% superior ao registrado no verão anterior.

Segundo Samuel Di Pietro, diretor do Centro de Controle e Operações Aéreas da Latam Brasil, o "período exige coordenação intensiva entre diferentes áreas da empresa, especialmente diante de fatores como maior tráfego aéreo e contingências meteorológicas", disse.

O planejamento começou meses antes, envolvendo ajustes de malha aérea, reforço de equipes, capacitação operacional e integração com concessionárias e prestadores de serviços aeroportuários para garantir fluidez nas operações e reduzir impactos aos passageiros.

Para atender à demanda do verão, a Latam também adicionou cerca de 2 mil voos extras (considerando pousos e decolagens) e ativou seis rotas domésticas sazonais, ampliando a oferta em destinos de lazer.

As rotas operadas ou reativadas incluem:

  • São Paulo/Congonhas – Teresina
  • São Paulo/Congonhas – Aracaju
  • Fortaleza – Belo Horizonte/Confins
  • Rio de Janeiro/Santos Dumont – Salvador
  • Rio de Janeiro/Santos Dumont – Porto Seguro
  • Rio de Janeiro/Galeão – Florianópolis

O reforço representa potencial adicional de 385 mil passageiros transportados e amplia a conectividade para destinos turísticos tradicionais do verão brasileiro.

Para Jerome Cadier, o momento é positivo não apenas para a Latam, mas para todo o setor aéreo nacional. Segundo o executivo, o desempenho reforça a importância dos investimentos realizados nos últimos anos para sustentar o crescimento do mercado. “Ficamos muito honrados por liderar esse excelente momento da aviação nacional", complementou o CEO.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4936 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.