Filip Calixto   |   11/02/2026 16:29
Atualizada em 11/02/2026 17:10

Copa e All Nippon Airways firmam parceria para voos entre Brasil e Japão via Panamá

Acordo permite viagens ao Japão com escala no Panamá sem necessidade de deslocamento prévio até São Paulo

Divulgação
O acordo entre Copa e ANA permite que passageiros de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus viagem ao Japão com conexão no Panamá, sem necessidade de deslocamento prévio até São Paulo
O acordo entre Copa e ANA permite que passageiros de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus viagem ao Japão com conexão no Panamá, sem necessidade de deslocamento prévio até São Paulo

A Copa Airlines e a ANA (All Nippon Airways), integrante da Star Alliance, anunciaram parceria para ampliar a conectividade entre o Brasil e o Japão por meio do Hub das Américas, no Panamá.

O acordo permite que passageiros de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus viagem ao Japão com conexão no Panamá, sem necessidade de deslocamento prévio até São Paulo, tradicional ponto de partida para voos de longa distância com destino à Ásia.

A parceria prevê integração operacional entre as companhias, com conexões coordenadas e emissão de bilhetes combinados. A bagagem será despachada até o destino final, com retirada apenas para inspeção nos Estados Unidos, quando exigido pelas autoridades locais.

Segundo as empresas, a rota via Panamá pode reduzir o tempo total de deslocamento em determinados mercados. No trecho Manaus–Tóquio–Manaus, a estimativa é de economia de até 14 horas em comparação com itinerários que passam pelo Sudeste.

Benefícios para passageiros

Com a integração dentro da Star Alliance, os clientes passam a contar com:

  • Acúmulo de milhas em programas participantes
  • Emissão de bilhetes-prêmio com companhias da aliança
  • Possibilidade de upgrade de cabine
  • Reconhecimento de benefícios para passageiros frequentes

O Hub do Panamá funciona como ponto de conexão para voos nas Américas, permitindo a distribuição de passageiros internacionais a partir de diferentes regiões do Brasil. De acordo com as companhias, a parceria amplia o acesso ao mercado japonês para viagens corporativas, turismo e deslocamentos de comunidades nipo-brasileiras, além de facilitar conexões com destinos domésticos no Japão operados pela ANA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7720 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes