Trump ameaça impedir vendas da canadense Bombardier nos Estados Unidos
Presidente dos EUA condiciona acesso da fabricante canadense ao mercado à produção no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impedir a venda de aeronaves da fabricante canadense Bombardier no mercado estadunidense, caso a empresa não passe a produzir no País. A declaração ocorre em meio ao agravamento da disputa comercial entre Estados Unidos e Canadá.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que a Bombardier deveria deixar de vender seus produtos nos Estados Unidos e criticou a qualidade das aeronaves da fabricante. O presidente também argumentou que a empresa se beneficia de compradores, empresas, aeroportos e serviços dos Estados Unidos.
"Se querem o nosso mercado, têm de produzir aqui e deixar de tratar a América como um ‘mealheiro’"
Donald Trump
Não é a primeira vez que o presidente norte-americano ameaça adotar medidas contra a Bombardier. Em janeiro, o presidente dos EUA havia mencionado a possibilidade de aplicar uma tarifa de 50% sobre aeronaves da fabricante vendidas nos Estados Unidos e de retirar a certificação dos aviões da empresa.
Na ocasião, a ameaça estava relacionada a uma disputa envolvendo a certificação, pelo Canadá, de determinados modelos da Gulfstream, fabricante de aeronaves executivas dos Estados Unidos. Trump afirmou que o governo canadense estaria se recusando a certificar os aparelhos.
Disputa comercial
A nova ameaça ocorre no contexto de uma disputa comercial entre Estados Unidos e Canadá, que voltou a se intensificar após o fracasso de negociações entre os dois países sobre um acordo para evitar tarifas elevadas sobre determinados produtos canadenses.
Segundo a EuroNews, as negociações terminaram sem acordo depois que os dois governos se acusaram mutuamente de tentar fazer alterações de última hora nos termos discutidos.
No fim de agosto, entraram em vigor tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre cerca de US$ 28 bilhões canadenses em produtos do Canadá. Em resposta, Ottawa anunciou medidas sobre aproximadamente US$ 27,6 bilhões canadenses em importações provenientes dos Estados Unidos.
As tarifas norte-americanas atingem uma série de produtos, incluindo sticks de hóquei, vinho e cimento. As medidas de retaliação anunciadas pelo governo canadense devem atingir setores como aço e alumínio, eletrodomésticos, laticínios, máquinas agrícolas, plásticos, papel e celulose e produtos eletrônicos.