Da Redação   |   02/08/2021 12:30
Atualizada em 02/08/2021 12:32

ANAC avalia potencial de produção do BioQAV no Brasil

Agência faz visita técnica na usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO)

DO PORTAL DA ANAC

Reprodução/ANAC
Usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO)
Usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO)

Conhecer e prospectar o potencial de produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil para o desenvolvimento sustentável do setor. Essa foi a pauta da visita técnica realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra), nesta sexta-feira (30), na usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO). O uso do BioQAV ou SAF (tradução em inglês) é apontado como uma alternativa para reduzir as emissões do transporte aéreo e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

A agenda contou com a presença de técnicos da ANAC; do diretor da Agência, Rogério Benevides; do secretário-executivo do Minfra, Marcelo Sampaio; do diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio e do representante da Gol Linhas Aéreas, Pedro Scorza; do diretor da Granol, Diego Ferrés; do diretor da Ubrabio, Donizete Tokarski, além de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e pesquisadoras das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte que integram a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para a Aviação.

A visita é parte da pauta de sustentabilidade e meio ambiente da ANAC, na contribuição da transição energética do setor, na adoção de boas práticas de gestão ambiental e na viabilidade do uso de combustíveis sustentáveis no transporte aéreo. A promoção do desenvolvimento sustentável na aviação é objetivo estratégico da ANAC, em consonância com o CORSIA – o Esquema de Compensação e Redução de Carbono de Aviação Internacional, implementado no âmbito da OACI.

A Agência acredita no potencial do setor de adotar soluções que promovam o desenvolvimento em harmonia com as questões ambientais e climáticas no Brasil e no mundo. “Temos a necessidade, como sociedade, de atuarmos responsavelmente na questão ambiental. Dominamos a tecnologia de produção de biocombustíveis em larga escala e possuímos biomassa disponível. Há um grande potencial para uma política setorial no país que viabilize a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil, gerando novos empregos e trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais", afirma o diretor da ANAC, Rogério Benevides de Carvalho.

Para o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esta agenda vem ao encontro do esforço que o Ministério vem fazendo em todos os modais. "É um desafio para todos nós. Precisamos trabalhar em conjunto na busca de um combustível sustentável e eficiência energética para o Brasil. Nosso país tem toda condição para isso", destacou Sampaio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11150 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS