Karina Cedeño   |   24/10/2022 12:36
Atualizada em 24/10/2022 12:44

Primeira mulher comandante do Brasil completa 30 anos de Latam

Claudine Melnik ingressou na companhia aérea em 1992, com 23 anos


Acervo Pessoal
Claudine no cockpit do Boeing 777
Claudine no cockpit do Boeing 777
O Dia do Aviador foi comemorado ontem (23) e Claudine Melnik, que foi a primeira mulher comandante de uma companhia aérea no Brasil, teve um motivo a mais para celebrar a data: a primeira pilota da história da Latam no País completa 30 anos de empresa neste ano.

Nascida em Curitiba, Claudine iniciou a sua carreira na Latam em 1992 como comissária de bordo, aos 23 anos de idade. Em 1994, assumiu o cargo de copilota de aeronaves Caravan C208. Em 1995, tornou-se a primeira mulher comandante de uma companhia aérea no Brasil, pilotando aeronaves do mesmo modelo.

“Desde criança eu tinha muita vontade de voar, não sei exatamente se foi por causa de uma viagem de férias que fizemos em família ou se essa vontade já era anterior. Mas o fato é que desde muito pequena eu me via voando de alguma forma”, afirma Claudine.


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Claudine no cockpit da aeronave Caravan C208
Claudine no cockpit da aeronave Caravan C208
Quando criança, Claudine já imaginava voar como seu primo, aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), que só abriria as suas portas para as mulheres em 1982. Para chegar aos céus, então, realizou aulas teóricas de voo em um aeroclube em Curitiba (PR) e aulas práticas em Juiz de Fora (MG).

Em 1992, ano em que iniciou a sua carreira na Latam como comissária de bordo, Claudine já tinha as carteiras necessárias para ser pilota e, assim que surgiu a oportunidade, migrou para o cargo de tripulante técnica, profissão que sempre quis seguir.

Realizou voos domésticos nesta posição durante quatro anos e, quando a companhia adquiriu a sua primeira aeronave para voos de longo curso, fez parte da primeira turma de copilotos que voariam do Brasil ao exterior. Claudine lembra que o seu primeiro voo internacional foi para Miami, nos Estados Unidos.

Atualmente, ela é comandante de aeronaves Boeing 787 e 777, que na Latam são utilizadas para operar as rotas internacionais do Brasil para América do Norte, Europa e África. O Boeing 777, aliás, é o maior avião da frota da Latam, com capacidade para 410 passageiros.

Ao todo, a comandante já acumula mais de 20 mil horas de voos, principalmente em rotas internacionais de longo alcance. Hoje, a Latam atende regularmente a partir do Brasil até 20 destinos no exterior, incluindo destinos como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Paris e Roma.

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Claudine no cockpit da aeronave Airbus A330
Claudine no cockpit da aeronave Airbus A330
Como mulher e mãe de dois filhos, Claudine comenta que sua profissão “exige uma grande doação pessoal”, mas reforça que isso acontece “tanto para os homens como para as mulheres”. Também acredita que “talvez a aviação seja um pouco mais difícil para as mulheres por conta da própria autocobrança feminina” e destaca que “como mãe, pratica o eterno exercício da culpa de não estar presente em momentos significativos e insubstituíveis, sempre torcendo para que tudo caminhe bem enquanto está a milhas longe de casa”. Por fim, reflete: “esse ano completo 30 anos de casa e acredito que tudo está na ordem que deveria estar”.


Carreira na Latam
Voar para destinos internacionais é o sonho de muitos pilotos e na Latam essa oportunidade é possível desde o primeiro dia de sua carreira como tripulante técnico. Isso acontece porque a companhia realiza voos do Brasil para o Exterior com todos os modelos de aeronaves que possui, sendo narrow-body (aeronaves de um corredor - como os modelos da família Airbus A320) ou wide-body (aeronaves de dois corredores, como os modelos Boeing 767, 787 e 777).

“Realizei o meu primeiro voo internacional na Latam em 1998 e me lembro como se fosse hoje. Voar para o Exterior é um grande objetivo em nossa profissão e fico muito feliz em saber que os meus colegas possuem essa oportunidade desde o seu primeiro dia na companhia”, reforça Claudine.

Dentro da América do Sul, a Latam opera voos com aeronaves da família Airbus 320, proporcionando às pilotas(os) que costumam voar no Brasil experiências de tripular para locais como Santiago, no Chile; Buenos Aires e Mendoza, na Argentina; Bogotá, na Colômbia; Lima, no Peru; Montevidéu, no Uruguai e Assunção, no Paraguai.

Já os tripulantes de modelos wide-body realizam voos de longa distância, como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Paris e Roma. Todos esses destinos são operados pela Latam diretamente do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria que é global e multicultural.

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