Da Redação   |   07/06/2024 11:40

Com parceiros, Gol realiza Safe2Go para debater segurança na aviação

Melhores práticas de segurança operacional e do trabalho foram discutidas no encontro em São Paulo

Divulgação/Gol
Celso Ferrer, CEO da GOL, Cmte. Sérgio Quito, Chairman do Conselho de Segurança da Companhia e Fernando Tavares, diretor de Segurança Operacional da Gol
Celso Ferrer, CEO da GOL, Cmte. Sérgio Quito, Chairman do Conselho de Segurança da Companhia e Fernando Tavares, diretor de Segurança Operacional da Gol

Sob o mote ‘na terra e no ar, segurança em primeiro lugar’, a Gol Linhas Aéreas realizou na última quinta-feira, 6, o Safe2Go, segunda edição de seu evento proprietário que abordou as melhores práticas de segurança operacional e do trabalho.

Realizado em São Paulo, o evento teve patrocínio máster da Boeing e contou com o apoio de outras organizações do setor aéreo como CCR Aeroportos, Inframerica, Vinci, Universidade de Aeronáutica Embry-Riddle, além de representantes de órgãos como ANAC, NASA, IATA, FAB e CENIPA, que apresentaram palestras sobre como atuam para garantir a segurança em suas operações. Mapfre, AeroSafety, Inter (Amwins Company), Sphinx Brasil e CAR (Costa, Albino & Rocha Advogados) também apoiaram a iniciativa.

Tendo como host Gabriel Casella, gerente de Safety da GOL, o evento contou com uma programação extensa e abordou temas que foram desde a concepção e fabricação das aeronaves até as operações de voo, procedimentos de manutenção, operações em solo, treinamento e infraestrutura aeroportuária. O Safe2Go também destacou os protocolos de segurança e sua ampla gama de aspectos, incluindo o papel da alta direção, a importância de uma cultura de segurança sólida e a utilização de dados detalhados para a elaboração de análises de risco e tomadas de decisão.

“A segurança na aviação é um aspecto fundamental que permeia todos os elementos do transporte aéreo. Não se trata apenas de um requisito regulatório, mas sim de uma prioridade inegociável para garantir a integridade e a confiança de passageiros, tripulações e todas as partes envolvidas. A aviação é uma indústria complexa e altamente regulamentada, onde a segurança é a pedra angular de todas as operações. Na Gol, a Segurança sempre foi nosso valor número 1 e o objetivo com esse evento foi justamente nos aprofundarmos em temas essenciais para a nossa jornada, sempre com o foco na excelência e na segurança. Tivemos uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos.”

Celso Ferrer, CEO da Gol, na abertura do Safe2Go

“O compromisso da Boeing com a segurança se estende desde a produção até o suporte e os serviços às aeronaves em operação. A Boeing tem orgulho de ser parceira da Gol ao apoiar eventos como o Safe2Go, que beneficia toda a comunidade aeronáutica”, disse Mike Snover, Diretor de Segurança Global e Assuntos Regulatórios da Boeing para a América Latina e o Caribe.


Divulgação/Gol
Safe2Go, realizado pela GOL, reuniu especialistas em aviação e abordou as melhores práticas de segurança operacional e do trabalho
Safe2Go, realizado pela GOL, reuniu especialistas em aviação e abordou as melhores práticas de segurança operacional e do trabalho

Desde 2008, a Gol é avaliada pelo grupo de auditores da certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), concedida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo. Em maio deste ano, a Gol recebeu a renovação do certificado IOSA dentro do modelo de auditoria baseado em risco, nova metodologia adotada para a indústria global. Segundo a companhia, este é o mais alto padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional. A certificação é pré-requisito, por exemplo, para a assinatura de acordos de codeshare com companhias globais e programa de segurança operacional reconhecido por diversos países.

“A Segurança é o nosso valor número 1 e constantemente fomentamos este tema na Gol. Poder levar esta discussão para a indústria e organizar um evento para compartilhar experiências, propor melhorias e soluções inovadoras no gerenciamento da segurança operacional, e ainda contar com a presença de especialistas de diversos outros players do setor da aviação, é muito satisfatório para o nosso time e nos comprometemos a seguir abertos e transparentes a todos que queiram conhecer nossos procedimentos para tornar nossa operação cada vez mais segura”, comentou Fernando Tavares, diretor de Segurança Operacional da Gol.

Realizado pela primeira vez em 2018, o Safe2Go terá edições bienais a partir da edição deste ano e voltará a ser promovido em 2026. Ao longo de toda última quinta-feira, o evento percorreu a cultura de segurança e como ela pode ser promovida e cultivada em todas as organizações da aviação, incentivando uma abordagem proativa para identificar e mitigar os riscos, além de promover uma comunicação aberta e eficaz entre todos os envolvidos. Para atingir esse objetivo, a Gol reuniu diversos especialistas que destacaram como a importância da segurança na aviação transcende os limites das aeronaves e aeroportos, refletindo-se na confiança e na credibilidade de toda a indústria.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS