Curitiba recebe evento da Anac para definir próximos passos da malha aérea nacional
Conferência tem como objetivo alinhar slots nos aeroportos para temporada de outubro a março de 2026

Curitiba foi palco da 25ª edição da Conferência Nacional de Slots, promovida pela Anac e sediada pela Motiva Aeroportos, administradora do Aeroporto Internacional Afonso Pena e outros três no Paraná (Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri).
O evento reuniu autoridades da Força Aérea Brasileira, administradores aeroportuários e executivos de companhias aéreas nacionais e internacionais para alinhar, ajustar e planejar os horários de pousos e decolagens, os chamados “slots” nos aeroportos brasileiros para a temporada de outubro de 2025 a março de 2026.
A presença das secretarias de Turismo do Paraná e de Curitiba reforçou o diálogo entre aviação e turismo, evidenciado pelo anúncio de que Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber um espetáculo oficial da Disney no Natal. O evento “Disney Celebra: Um Natal Inesquecível” acontecerá de 16 a 23 de dezembro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
Para o gerente executivo de Planejamento Operacional da Motiva Aeroportos, Giuliano Balletta, sediar a conferência foi estratégico não apenas para a aviação, mas para o desenvolvimento integrado do setor.
“Receber este encontro em Curitiba nos permite participar ativamente das decisões que moldam a malha aérea brasileira, contribuindo para operações mais seguras, pontuais e sustentáveis. Além disso, ao integrar pautas de Turismo, como o Natal da Disney, conseguimos potencializar os benefícios para passageiros, companhias e para a própria cidade”
Giuliano Balletta, gerente executivo de Planejamento Operacional da Motiva Aeroportos
Realizada duas vezes ao ano, a Conferência Nacional de Slots é fundamental para coordenar e otimizar o uso da infraestrutura aeroportuária, garantindo previsibilidade e qualidade no transporte aéreo.
Nesta edição, a agenda incluiu rodadas técnicas para ajustes de horários e debates sobre eficiência operacional, sustentabilidade e atendimento ao passageiro.