Com novos voos inter, Azul aumenta capacidade em 10% | Investimentos | PANROTAS
INVESTIMENTOS

Com novos voos inter, Azul aumenta capacidade em 10%

Flickr/ Rafael Luiz Canossa
A Azul acaba de revelar os dados operacionais referentes a março desde ano. Em números gerais, a companhia teve aumento de 10% no número de passageiros por quilômetros transportados (RPK) no período.

Já o indicador de assento-quilômetro oferecidos (ASK) cresceu 9,6% no terceiro mês do ano. Isso deve-se ao crescimento de 80% na capacidade internacional com o lançamento de novos voos para a Argentina.

Consequentemente, a taxa de ocupação em março foi de 80,6%, leve alta de 0,4% ao comparar com o mesmo período do ano passado.

A Azul terminou o trimestre com 14 Airbus 320neos e espera acrescentar seis aeronaves de última geração aos seus hangares durante o ano.

NACIONAL E INTER
Ao dividir sua operação, o RPK de seus voos domésticos reduziu 2,0%, devido à diminuição de 2,9% na capacidade doméstica após a remoção de quatro E-Jets de sua frota em março.

De acordo com a Azul, essa modificação está alinhada com a estratégia de transformação de frota, que consiste em substituir aeronaves de antiga geração por modelos de nova geração.

O indicador ASK caiu 2,9% e a taxa de ocupação foi de 79,2% (+0,7%).

Por fim, a malha aérea internacional registrou um desempenho mais do favorável, sobretudo em razão dos já mencionados voos internacionais.

O assento-quilômetro oferecidos (ASK) cresceu 80% e o passageiro por quilômetros transportados (RPK) também subiu dois dígitos, com 69,2%

A ocupação das aeronaves, por sua vez, foi de 84,7% (-5,4%).
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA