Karina Cedeño   |   22/08/2018 12:38

Ethiopian oficializa acordo como acionista da Zambia Airways

O investimento inicial será de US$ 30 milhões

Raphael Silva
Tewolde Gebremariam, diretor executivo da Ethiopian airlines
Tewolde Gebremariam, diretor executivo da Ethiopian airlines
O diretor executivo do Grupo Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, e o diretor executivo da Corporação de Desenvolvimento Industrial (IDC) da Zâmbia, Mateyo Kaluba, realizaram no último domingo (19) uma cerimônia para oficializar um acordo como acionistas da Zambia Airways.

Isso significa que a IDC irá deter 55% do capital da aérea da Zâmbia, enquanto a Ethiopian Airlines deterá 45%. O investimento inicial será de US$ 30 milhões. “Obviamente, à medida que operamos a companhia aérea, facilitaremos o financiamento necessário para apoiar seu crescimento”, afirma o documento firmado por Gebremariam e Kaluba.

Espera-se que, com o relançamento, a Zambia Airways opere 12 aeronaves e transporte mais de 1,9 milhão de passageiros até 2028. “Como acionistas, temos uma noção clara da direção que precisamos tomar para garantir o crescimento da companhia aérea. Vamos incutir uma cultura orientada para o desempenho por meio de fortes estruturas de governança corporativa e tornar a Zambia Airways comercialmente viável”, destaca o documento.

A nova companhia aérea lançará rotas locais e regionais, enquanto as rotas intercontinentais, incluindo Europa, Oriente Médio e Ásia, serão adicionadas em breve.

Para a Ethiopian Airlines, este investimento é consistente com a sua estratégia de hubs na África. “Como uma companhia aérea indígena e verdadeiramente pan-africana, acreditamos que as transportadoras africanas só irão obter a sua parte justa da indústria da aviação e do mercado por meio de parcerias com outras transportadoras africanas”, ressalta Gebremariam no documento.

Para a IDC, este investimento representa o compromisso de aprofundar e fortalecer a industrialização da Zâmbia. “O estabelecimento da companhia aérea estimulará o crescimento no setor de Turismo e terá um efeito multiplicador significativo na criação de empregos por meio dos diferentes negócios na cadeia de suprimentos da aviação, como hotéis, restaurantes, agências de viagens, editoras e outros”, ressalta o diretor executivo da IDC.

“Com o esforço do governo da Zâmbia para construir infraestruturas de transporte a partir dos novos aeroportos, boas redes rodoviárias, e agora a companhia aérea, estamos confiantes de que a Zâmbia está destinada a se tornar o centro regional de aviação e logística da África Austral”, complementa o executivo.

Tópicos relacionados