Artur Luiz Andrade   |   26/05/2021 20:31
Atualizada em 26/05/2021 20:37

Governo do Rio sanciona lei que reduz alíquota do querosene da aviação

Medida valerá daqui a dois meses e visa atrair voos para o Estado

Divulgação
RioGaleão
RioGaleão
Foi sancionada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro a lei 9.281/21, que prevê a redução da alíquota do querosene de aviação (QAV). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26/05) e reduz de 13% para 7% a alíquota do ICMS, até o final de 2035, para as empresas que se dispuserem a operar em sistema de conexão internacional de voos ou em aeroportos do interior do Estado. O benefício alcança, também, empresas de táxi aéreo e helicópteros de voo turístico.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou que foi uma grande conquista que coloca o Estado do Rio de Janeiro, mais uma vez, com competitividade para atrair novos destinos e voos. "É uma grande vitória para o setor do Turismo e, principalmente, para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. A redução, que é válida para voos de avião e helicóptero, vai ajudar a equiparar o Rio a outros Estados que, devido a condições tributárias melhores, atraem mais voos", disse o secretário.

O QAV representa entre 35% a 40% do custo de voo das companhias aéreas, segundo comunicado da Secretaria de Turismo. A lei entrará em vigor em dois meses, após a sanção desta quarta. O próximo passo é a regulamentação da Secretaria de Estado de Fazenda, que vai realizar o estudo de impacto da medida para a economia do Rio de Janeiro.

Divulgação
Secretário Gustavo Tutuca
Secretário Gustavo Tutuca


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.