Movida

Beatriz Contelli   |   13/08/2021 15:55

Avião elétrico da Embraer inicia campanha de ensaios em voo; fotos

O objetivo é proporcionar uma propulsão aeronáutica 100% elétrica e mais sustentável


Divulgação/Claudio Capucho
O objetivo é proporcionar uma propulsão aeronáutica totalmente elétrica e mais sustentável
O objetivo é proporcionar uma propulsão aeronáutica totalmente elétrica e mais sustentável
A Embraer está com uma nova iniciativa de zero emissões de carbono. Uma das ações é o demonstrador elétrico da fabricante de aeronaves. Desenvolvido especificamente para avaliar novas tecnologias e soluções que possibilitem a propulsão aeronáutica 100% elétrica e mais sustentável, o modelo tem realizado voos testes na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

A campanha é uma parceria da Embraer com duas provedoras de soluções de mobilidade elétrica, WEG e EDP. A estratégia de inovação aberta tem acelerado o desenvolvimento das tecnologias necessárias para aumentar a eficiência energética de futuras aeronaves a partir do uso e integração de dispositivos elétricos em um sistema de propulsão inovador.

Nas primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo, que acontecem desde o segundo semestre de 2019.

Veja fotos do modelo no álbum a seguir

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias