Beatriz Contelli   |   02/03/2026 11:45
Atualizada em 02/03/2026 11:46

Latam recebe primeiro avião de fábrica em 2026 e amplia frota no Brasil para 172 aeronaves

Novo Airbus A321neo reforça modernização da frota com mais eficiência operacional


Divulgação
Novo Airbus A321neo
Novo Airbus A321neo

A Latam Brasil recebeu na última semana seu primeiro avião de fábrica em 2026: um Airbus A321neo, modelo de última geração da Airbus.

A aeronave saiu da unidade industrial da fabricante na Alemanha no dia 26 de fevereiro e pousou cerca de 11 horas depois em Fortaleza (CE), onde iniciou o processo de nacionalização. Na sequência, seguiu para o Latam MRO, em São Carlos (SP), para as customizações finais antes de iniciar a operação comercial.

Com a chegada do novo equipamento, a companhia passa a contar com uma frota de 172 aeronaves ativas no Brasil, reforçando a sua estratégia de crescimento sustentável e modernização contínua da frota.

“Atualmente, vivemos um momento consistente de expansão e fortalecimento da operação no Brasil. A chegada do A321neo amplia nossa capacidade, melhora a eficiência da malha e reforça o compromisso da Latam com uma aviação cada vez mais sustentável e competitiva”

Diretor de Qualidade de Manutenção da Latam Brasil, Mauro Jun Nishime

No País, a Latam opera 150 aeronaves narrow-body (de corredor único), da família Airbus A320, dedicadas principalmente à malha doméstica e regional, além de 22 aeronaves wide-body (de corredor duplo), da fabricante Boeing, utilizadas em voos internacionais e de longa distância.

O novo avião passa a integrar a frota do Grupo Latam, atualmente composta por 356 aeronaves — sendo 292 Airbus, 57 Boeing de passageiros e 20 cargueiros Boeing. Até o fim de 2026, a expectativa do grupo é alcançar 410 aeronaves.

Diversificação da frota

Em 2025, a Latam anunciou acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2, sendo 24 pedidos firmes e 50 opções de compra, com entregas previstas a partir do último trimestre de 2026, inicialmente para a operação brasileira.

O investimento, estimado em cerca de US$ 2,1 bilhões, ampliará a flexibilidade operacional nos hubs do grupo, fortalecerá a conectividade na América do Sul e possibilitará a adição de até 35 novos destinos aos 160 já atendidos atualmente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5652 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.