Rodrigo Vieira   |   02/10/2020 15:36   |   Atualizada em 04/10/2020 02:08

Tap estreia em Maceió em "dia histórico para Alagoas"

Campeão no doméstico, secretário do Estado alega estar com pandemia controlada e pronto para a retomada


Raphael Silva
Voo da Tap é sonho antigo da Setur-AL
Voo da Tap é sonho antigo da Setur-AL

"Para Alagoas, hoje é um dia histórico. Nunca tivemos um voo internacional regular. Já somos o principal destino de lazer das operadoras do Brasil, e não era justo sermos o campeão interno e estar fora do externo. É assim que convencemos a Tap e vencemos uma batalha antiga", comemora o secretário de Turismo do Estado, Rafael Brito.

A despeito da pandemia, este é o clima e a expectativa em cima do voo da Tap Air Portugal que já saiu de Lisboa para inaugurar um serviço regular com Maceió. "Uma novidade extremamente representativa para o Turismo e outros setores da economia", acrescenta.

Alagoanos não precisarão ir ao Recife ou a São Paulo antes de voarem a Europa. Agora ele está a 11 horas de Londres, a conexão mais distante a se fazer no continente. O voo a Lisboa tem pouco mais de sete horas de duração.

Emerson Souza
Rafael Brito, secretário de Turismo de Alagoas
Rafael Brito, secretário de Turismo de Alagoas

Entretanto, é claro que o receptivo é o motivo de maior empolgação do secretário. "Neste ano, investimos mais de um milhão de euros em promoção de mídia direta em mercados emissores fundamentais como Portugal, França, Inglaterra, Espanha e Itália, e cifra similar será investida no ano que vem. Passou da hora de mostrarmos porque somos o destino mais procurado por brasileiros. Temos balneários belíssimos já na capital, e não é preciso fazer deslocamentos muito grandes para curtir Alagoas."

Brito vê em Alagoas um destino pronto em termos de infraestrutura, operadoras de receptivo com passeios bem formatados e "sem dúvida nenhuma Maceió tem a melhor e mais nova rede hoteleira entre as capitais nordestinas".

O VOO
O serviço será feito com o A321neo da Tap, para cerca de 180 passageiros, deixando Lisboa às 16h30 das sextas-feiras (horário local), chegando às 20h30 (horário local) em terras alagoanas. O primeiro voo de retorno acontecerá no sábado (03/10), saindo de Maceió às 19h10 e chegando às 7h do domingo (04/10) em Lisboa, também em horários locais.


Divulgação
Aeroporto Zumbi dos Palmares
Aeroporto Zumbi dos Palmares
Mas os horários acima mencionados são exceções da estreia. Regularmente os voos acontecerão às quartas e sextas-feiras, saindo de Lisboa às 18h30 e chegando em Maceió às 22h30. Na volta, sai da capital alagoana às 23h45 e chega em Portugal no dia seguinte, às 11h35. Todos os horários são locais dos destinos em questão.

RETOMADA DOMÉSTICA
No Brasil, o investimento em mídia se dá na exposição da segurança sanitária. De acordo com o secretário, a pandemia de covid-19 está sob controle no Estado, que soma 11 semanas consecutivas com queda no número de óbitos.

Divulgação
Maceió é um dos destinos mais buscados pelo viajante de lazer do Brasil
Maceió é um dos destinos mais buscados pelo viajante de lazer do Brasil
"Apenas 17% dos leitos dedicados à covid-19 estão ocupados. Os bares e restaurantes estão abertos e os eventos para até 1,5 mil pessoas também voltarão em breve. O setor privado e a população estão conscientes do protocolos. Em momento nenhum a saúde pública de Alagoas colapsou."

Brito confia na demanda represada do consumidor brasileiro e europeu para retomar com rapidez o mercado de viagens local. "As pessoas não desistiram de viajar. Adiaram suas viagens, e Alagoas está pronta quando elas também estiverem", afirma, acrescentando que está trabalhando para retomar a malha aérea doméstica. "Por ora retomamos 30% do volume, o que ainda é pouco. Os voos para Alagoas estão muito caros e estamos negociando com as aéreas para que aumentem a oferta. Demanda vai existir, principalmente entre 15 de dezembro e 30 de janeiro, nossa alta temporada."

Decolar, CVC e Azul Viagens estão entre as operadoras que iniciarão, em breve, campanhas com o destino. MCZ está entre os destinos aos quais a CVC Corp anunciou charteres na alta.

Tópicos relacionados