Parceria entre JetBlue e United é aprovada pelo Departamento de Transportes dos EUA
Companhias aéreas afirmam que em breve compartilharão mais detalhes sobre a parceria, chamada Blue Sky

A United e a JetBlue anunciaram ontem (29) que receberam aprovação do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) para implementar a parceria de interline e codeshare (compartilhamento de voos). As companhias aéreas afirmam que compartilharão mais detalhes sobre a parceria, chamada Blue Sky, nas próximas semanas, à medida que a colaboração começar.
O que é o Blue Sky?
Blue Sky é uma parceria criada para oferecer aos clientes de ambas as companhias aéreas mais opções de voos e novas oportunidades de acumular e utilizar milhas MileagePlus (United) e pontos TrueBlue (JetBlue) entre ambas as transportadoras. Os benefícios começarão a ser introduzidos no outono do hemisfério norte em fases:
- Clientes MileagePlus da United poderão acumular e usar milhas na maioria dos voos da JetBlue;
- Membros TrueBlue da JetBlue poderão acumular e usar pontos nos voos da ampla malha doméstica e internacional da United;
- Por meio de um acordo interline tradicional, cada companhia oferecerá voos da outra em seus respectivos sites e aplicativos, para facilitar reservas combinadas;
- Benefícios dos programas de fidelidade de ambas as empresas — embarque prioritário, assentos preferenciais e com mais espaço, e possibilidade de troca ou espera no mesmo dia — estarão disponíveis em voos operados pela outra empresa;
- A JetBlue fornecerá acesso à United a slots no Aeroporto JFK, permitindo até sete voos diários de ida e volta a partir do Terminal 6 já a partir de 2027. Em troca, como parte de um acordo neutro, JetBlue e United trocarão oito horários de voos em Newark;
- A United migrará a venda de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros e seguros de viagem (tanto avulsos quanto em pacotes) no seu site e app para a nova tecnologia e serviços da plataforma Paisly, da JetBlue.
Spirit tentou impedir a parceria Blue Sky
A Spirit Airlines tentou barrar a parceria, argumentando em documentos regulatórios que o acordo Blue Sky reduziria a concorrência e aumentaria os preços nas rotas em que United e JetBlue competem.
United e JetBlue rebateram afirmando que continuarão sendo concorrentes e permanecerão totalmente independentes no que diz respeito a preços, cronogramas e programas de fidelidade.
A JetBlue estimou, nesta terça-feira, que a parceria contribuirá com US$ 850 milhões a US$ 950 milhões para seus lucros antes de juros e impostos até o final de 2027.
Com informações do site Travel Weekly.