Star Alliance reúne parceiros e mostra força da união das companhias aéreas; fotos
Veja fotos do evento e novidades da aliança aérea eleita pelo Skytrax como a mais importante do mundo

Uma noite saborosa, doce, para mostrar que a aliança de companhias aéreas mais importante do mundo, segundo o Skytrax, segue protagonizando, apesar do crescimento de joint-ventures e parcerias paralelas do mercado. A Star Alliance abriu as portas da loja Dengo da Faria Lima, em São Paulo, para um encontro exclusivo com dezenas de gestores de viagens corporativas. O propósito, além de brindar o momento das companhias aéreas membro, foi apresentar novidades e reforçar a aliança, que cobre 98% do globo.

Conduzido pela diretora de Vendas da Lufthansa e Swiss no Brasil e chairwoman da Star Alliance no País, Annette Taeuber, e com mediação do apresentador Jayme Drummond, do Carioca no Mundo, o evento destacou inovações que ocorrem nos bastidores para garantir a fluidez da jornada do passageiro, como um sistema de "alarme de bagagem", e a expansão da rede para além dos céus, com a inclusão de companhias ferroviárias.
O encontro foi, acima de tudo, uma noite para apresentar ao público novidades que nem sempre são de conhecimento geral, como diferenciais de conectividade, novos voos e produtos. Participaram do painel as companhias aéreas Air Canada, ANA, Copa Airlines, Lufthansa, SAA (South African Airways), Tap Air Portugal, Turkish Airlines e United Airlines, que tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os clientes e esclarecer dúvidas.

Conexão e bagagem garantidas
Uma das novidades apresentadas por Annette Taeuber foi o Star Alliance Connection Service, uma tecnologia que funciona nos bastidores nos principais hubs da aliança. Trata-se de um sistema de alarme que é acionado em casos de irregularidades ou atrasos em voos de conexão entre companhias membro.
"Nem todos os benefícios dizem respeito ao que o passageiro vê. Por trás dos bastidores tem todo um sistema que coordena conexões entre as aéreas membro. Com o Star Alliance Connection Service, é emitido um alarme que imediatamente resolve para que a bagagem e o próprio passageiro consigam fazer essa conexão integrada. Isso é uma vantagem muito grande, principalmente quando falamos do público corporativo, que muitas vezes está indo para uma reunião importante e não pode ter nenhuma irregularidade no percurso"
Annette Taeuber (Lufthansa), chairwoman da Star Alliance no Brasil, sobre novo serviço de rastreamento de bagagens

Embarque biométrico da Star Alliance
Outra inovação tecnológica é o Star Alliance Biometrics, que já permite o embarque por reconhecimento facial em aeroportos selecionados, eliminando a necessidade do cartão de embarque. "A implementação está sendo feita de forma gradual entre as companhias", aponta Annette.
Trens na aliança
Para além do transporte aéreo, a Star Alliance passou a contar com membros intermodais. A aliança agora inclui duas companhias ferroviárias europeias em sua rede: a Deutsche Bahn, da Alemanha, e a ÖBB, da Áustria.
A chairwoman aponta que a integração permite o uso dos benefícios da aliança, como reconhecimento de status e emissão de bilhete único, também em trechos de trem. "E é só o começo", sinalizou, indicando que mais parceiros terrestres devem se juntar à rede no futuro.
ITA Airways a caminho
A Star Alliance, que atualmente conta com 25 membros, está prestes a crescer. A ITA Airways tem sua entrada confirmada na aliança a partir de janeiro de 2026, tornando-se a 26ª companhia do grupo. A empresa italiana deixou a SkyTeam, em um movimento que, segundo os executivos, mostra que as alianças continuam ativas na busca por crescimento e relevância.
Com a concretização da entrada da ITA, o Brasil passará a ter exatamente a metade das companhias membro da Star Alliance operando no País (13 de 26). Hoje são, portanto, 12 de 25.
Mais destaques da Star Alliance
Durante o evento, a aliança reforçou seus principais números e conquistas recentes. Confira alguns destaques:
- Prêmios: Pela 13ª vez, a Star Alliance foi eleita a melhor aliança global pelo Skytrax, o "oscar da aviação". Seus lounges em Paris (CDG) e Los Angeles (LAX) também foram premiadas como as melhores do mundo e da América do Norte, respectivamente.
- Novos Membros: Além da futura entrada da ITA Airways, a Lufthansa City Airlines juntou-se à aliança em setembro de 2025.
- Intermodalidade: Integração das companhias ferroviárias Deutsche Bahn (Alemanha) e ÖBB (Áustria).
- Tecnologia: Lançamento do Star Alliance Connection Service para conexões e do Star Alliance Biometrics para embarque facial.
- Alcance: A aliança cobre 98% do globo, com mais de 800 milhões de passageiros transportados anualmente, 19 mil partidas diárias, 1,2 mil aeroportos e 190 países atendidos.
Passageiro gold member
"O passageiro que é gold member terá o privilégio do seu status em qualquer lugar. O programa de milhagem é aceito, tem o check-in preferencial, tem acesso a mais de 100 lounges mundialmente. São mais de 190 países que a gente opera, isso faz com que a viagem seja simples", finalizou Annette Taeuber.