Anac e Azul assinam renovação de acordo para treinamento de pilotos
Parceria prevê intercâmbio de informações técnicas e reforça a segurança operacional

A Anac e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras assinaram a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ampliar a eficiência dos processos de certificação de Examinadores Credenciados Seniores da Anac.
Com a parceria, pilotos das duas instituições vão trocar conhecimentos, ampliando o desenvolvimento profissional dos servidores da Anac autorizados a conduzir exames de observação para credenciamento de novos examinadores.
Os pilotos da Agência farão uma capacitação na UniAzul, que é a universidade corporativa da companhia aérea em Campinas (SP), com o objetivo garantir o aperfeiçoamento profissional e a troca de conhecimento técnico-operacional entre as instituições.
A novidade, em relação ao primeiro acordo assinado em 2023, é que com a renovação da parceria a capacitação passa a dar a possibilidade de treinamento para pilotos também nas aeronaves operadas pela Azul Conecta.
Para o presidente da Anac, Tiago Faierstein, “a cooperação promove o aproveitamento racional dos recursos humanos, a troca estruturada de informações e ganhos mútuos na qualificação técnica”, avalia. Faierstein destaca ainda que esses são aspectos que reforçam a convergência de interesses entre a Agência e a companhia aérea.
“Estamos muito felizes em seguir contribuindo com a Anac nesta parceria, que sem dúvidas é um benchmarking para todo o setor aéreo. Somos muito gratos em poder receber os pilotos da Agência na UniAzul, o 'berço' da Cultura Azul. Aqui, todos os tripulantes, desde o seu primeiro dia de trabalho, recebem seus treinamentos técnicos e aperfeiçoam suas habilidades pessoais e de relacionamento. Graças à maturidade da filosofia da gestão da Anac, poderemos replicar e trocar experiências entre agência e empresa regulada, em prol de um bem maior: a aviação brasileira”
Vice-presidente Institucional e Corporativo da Azul, Fábio Campos