Leonardo Ramos   |   29/08/2018 14:28

Ásia-Pacífico terá 1/3 de novos pilotos nos próximos 20 anos

Demanda por funcionários da aviação na Ásia-Pacífico será a maior do globo nos próximos 20 anos: 799 mil pessoas

Divulgação/CAE
Demanda por funcionários da aviação na Ásia-Pacífico será a maior do globo nos próximos 20 anos: 240 mil novos pilotos
Demanda por funcionários da aviação na Ásia-Pacífico será a maior do globo nos próximos 20 anos: 240 mil novos pilotos

A região Ásia-Pacífico será a maior demanda global por funcionários da aviação civil nos próximos 20 anos. De acordo com a pesquisa Boeing Pilot & Technician Outlook 2018, divulgada nesta semana, a região deve corresponder por 33%, ou um terço, da demanda global de pilotos, além de 34% dos técnicos de aviação e 36% da tripulação de cabine.

De acordo com a Boeing, o estudo está intimamente ligado às projeções de novas entregas de aviões em todo o mundo. Assim como a demanda de pessoal, Ásia-Pacífico lidera os pedidos de aviões comerciais nos próximos 20 anos: 42% de todas as entregas de aeronaves de passageiros neste período serão feitas às aéreas da região.

Além da representatividade da demanda, a fabricante revelou em números sua previsão de quantos funcionários ligados a aviação devem ser contratados para a região Ásia-Pacífico nos próximos 20 anos. Apenas para o cargo de pilotos da aviação comercial, por exemplo, deverão ser feitas 240 mil contratações - 12 mil novos pilotos por ano ou mil por mês, em média.

Já a demanda por técnico de manutenção de aviões comerciais ficou em 242 mil, também para os próximos 20 anos (12,1 mil por ano), enquanto a tripulação de bordo da região precisará de 317 mil novos funcionários no mesmo período (15,8 mil novos tripulantes anualmente).

Ou seja, no total de pilotos, técnicos e tripulantes, 799 mil pessoas ligadas ao setor aéreo precisarão ser contratados na Ásia-Pacífico no período calculado.

As perspectivas, se forem incluídos também os mercados de helicópteros e aviação executiva da região, para 261 mil novos pilotos, 257 mil novos técnicos e 321 mil novos tripulantes de cabine no período de duas décadas.

Mais da metade dos novos pilotos de aviação comercial deve ir para China: 128,5 mil em 20 anos. O país precisará também de 126,7 mil novos técnicos e 147,2 mil tripulantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS