Marcos Martins   |   03/07/2019 19:58

Transporte aéreo de carga tem queda de 3,4% em maio

Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou balanço do setor, que apresenta uma queda consecutiva, influenciada pelas tensões entre EUA e China


Pixabay
Informações foram divulgadas pela Iata
Informações foram divulgadas pela Iata
A demanda global de transporte aéreo de carga, medida em quilômetros de carga (FTKs), diminuiu 3,4% no mês de maio, em comparação ao mesmo período de 2018. O índice representa uma leve melhora na contração de 5,6% registrada em abril, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Já a capacidade de carga, medida em quilômetros de tonelagem de frete (AFTKs), aumentou 1,3% em relação ao ano anterior, e o crescimento da capacidade já superou o crescimento da demanda pelo 13º mês consecutivo.

MOTIVOS DA QUEDA
De acordo com a associação, a demanda de carga aérea sofreu com os volumes de comércio global muito fracos e tensões comerciais entre os Estados Unidos e China, algo que contribuiu para o declínio de novos pedidos de exportação. Há uma queda de pedidos desde setembro de 2018, segundo o Purchasing Managers Index (PMI).

“O impacto da guerra comercial EUA-China no volume de carga aérea em maio foi claro. A demanda anual caiu 3,4%, uma evidência do dano econômico que é feito quando as barreiras ao comércio são erguidas. Os esforços renovados para aliviar as tensões comerciais que estão à margem do G20 são bem-vindos, mas mesmo que esses esforços sejam bem-sucedidos em curto prazo, a restauração da confiança nos negócios e o crescimento do comércio levarão tempo. E podemos esperar que o ambiente difícil de negócios para carga aérea continue”, explica o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

AMÉRICA LATINA
As companhias aéreas latino-americanas tiveram um aumento de 2,7% na demanda em maio e a capacidade também aumentou 6,6%. Com os FTKs internacionais caindo 0,5% no mesmo período, esse aumento destaca um desempenho saudável nos mercados domésticos de carga aérea da região, segundo a Iata.

AMÉRICA DO NORTE
As empresas norte-americanas viram a demanda diminuir em 1,6%, ao contrário da capacidade, que aumentou 1,4%. Os quilômetros de carga (FTKs) internacionais entre a Ásia e a América do Norte caíram quase 8% no comparativo ano a ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS