Vinicius Novaes   |   06/04/2020 13:26
Atualizada em 06/04/2020 13:28

Demanda de passageiros cai 14,1%, segundo levantamento da Iata

Esse foi o declínio mais acentuado no tráfego de passageiros desde o trágico 11 de setembro de 2001

A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) anunciou os resultados globais do tráfego aéreo de passageiros de fevereiro de 2020, com a demanda (medida em passageiros-quilômetros pagos transportados, ou RPKs) apresentando queda de 14,1% em relação a fevereiro de 2019.

Esse foi o declínio mais acentuado no tráfego de passageiros desde o trágico 11 de setembro de 2001 e refletiu o colapso das viagens domésticas na China e a forte queda da demanda internacional de/para e na região da Ásia-Pacífico devido à disseminação do covid-19 e às restrições de viagens impostas pelos governos.

Unsplash
A capacidade de fevereiro (medida em assentos disponíveis por quilômetro, ou ASKs) caiu 8,7%, com as companhias aéreas se esforçando para ajustar a capacidade de acordo com o tráfego em queda, e a taxa de ocupação caiu 4,8 pontos percentuais, atingindo 75,9%.

"As fronteiras foram fechadas para impedir a propagação do vírus. E o impacto na aviação deixou as companhias aéreas sem opções, exceto cortar custos e tomar medidas de emergência na tentativa de sobreviver nessas circunstâncias sem precedentes. A queda global de 14,1% da demanda é muito grave, mas para as operadoras da região Ásia-Pacífico, a queda foi de 41%, que é ainda pior. Sem dúvida, esta é a maior crise que o setor já enfrentou", disse o diretor-geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS