Victor Fernandes   |   13/10/2020 15:08
Atualizada em 13/10/2020 15:10

Iata apela pelo uso de testes para reabrir fronteiras

Iata pede que governos usem os testes para covid-19 como um meio de reabrir fronteiras com segurança

Divulgação
A Airports Council International (ACI) World e a International Air Transport Association (Iata) reforçaram o apelo urgente aos governos para usarem os testes para covid-19 como um meio de reabrir fronteiras com segurança e restabelecer a conectividade global e prevenir o colapso sistêmico da indústria da aviação com apoio financeiro que não gere dívidas.

As medidas duplas protegem os países de receber pessoas infectadas, evitam uma crise de empregos no Turismo e garantem que a estrutura da aviação permaneça viável e capaz de sustentar os benefícios econômicos e sociais dos quais o mundo depende.

“A pandemia continua sendo uma crise e os aeroportos, companhias aéreas e seus parceiros comerciais precisam de assistência financeira direta e rápida para proteger as operações e empregos essenciais. Mas essa assistência é apenas uma peça do quebra-cabeças enquanto a indústria se reinicia e se prepara para sustentar as operações contínuas com foco na saúde e bem-estar dos viajantes, funcionários e público. A ACI e a Iata estão alinhadas em pedir uma ação governamental urgente para introduzir testes generalizados e coordenados de passageiros para permitir a remoção dos requisitos de quarentena. Sem esta ação, não é um exagero que a indústria esteja enfrentando um colapso”, disse o diretor geral da ACI, Luis Felipe de Oliveira.

O Grupo de Ação de Transporte Aéreo (ATAG) estima que 46 milhões de empregos estão em risco devido à perda de conectividade causada pela crise de covid-19. A grande maioria deles (41,2 milhões de empregos) está no setor de viagens, que depende da aviação. O restante (4,8 milhões de empregos) está distribuído por empregos diretos na aviação, incluindo aeroportos e companhias aéreas.

A viabilidade do setor de aviação para apoiar o emprego está sendo desafiada pela queda severa e prolongada nos negócios. A ACI estima que a indústria aeroportuária sofrerá uma redução de 60% nas receitas, representando um valor sem precedentes de US$ 104,5 bilhões. Enquanto a Iata estima que as receitas das companhias aéreas cairão pelo menos 50% (US$ 419 bilhões em comparação com US$ 838 bilhões em 2019).

A reabertura das fronteiras com segurança sem quarentena, usando uma abordagem coordenada para testes, impulsionaria toda a economia e seria uma fonte de receita para companhias aéreas e aeroportos. A ACI e a Iata apelaram à Força-Tarefa de Recuperação da Aviação do Conselho da ICAO para fornecer uma abordagem internacionalmente aceita e reconhecida para os testes que podem ser adotados em nível nacional.

Os governos também são instados a abordar o impacto devastador do fechamento de fronteiras e outras restrições de viagens impostas pelo governo, apoiando a viabilidade da aviação por meio de apoio financeiro direto que protege empregos e operações, não aumenta os níveis de dívida, e minimiza a inadimplência na dívida e as perdas de crédito.

“Precisamos agir rapidamente. Grandes partes da rede aérea global sofreram rupturas graves por mais de meio ano. A perda de empregos, dentro e fora da indústria, aumenta a cada dia que as fronteiras estão fechadas. E com cada emprego perdido, a recuperação e o impacto na economia como um todo se tornam ainda mais difíceis. A dinâmica está crescendo em apoio aos testes para reabrir as fronteiras. É a principal prioridade operacional. E para garantir que tenhamos um setor de aviação viável no final desta crise, uma segunda rodada de alívio financeiro é inevitável”, afirmou o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

De acordo com os Regulamentos Sanitários Internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ACI e o Iata são unidos na crença de que os custos relacionados às medidas de saúde pública destinadas a mitigar a propagação de doenças transmissíveis, incluindo a introdução de uma abordagem coordenada para testes, devem ser suportados pelos governos nacionais.

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