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Rodrigo Vieira   |   24/02/2021 16:14   |   Atualizada em 24/02/2021 16:15

Apesar da pandemia, Boeing vê crescimento latino em longo prazo

Veja projeções feitas pela fabricante de aeronaves para os próximos 20 anos


Divulgação

Apesar dos desafios de curto prazo protagonizados pela pandemia de covid-19, a Boeing prevê mercado aeronáutico resiliente para a América Latina e o Caribe ao longo das próximas duas décadas. A fabricante projeta uma demanda de 2,61 mil novas aeronaves a serem entregues às empresas aéreas da região neste período.

Modelos comerciais com apenas corredor central representarão 90% dessa demanda por aviões, o que reflete a expansão de oportunidades acessíveis de viagem por toda a região.

Esse mercado de 20 anos para aeronaves comerciais está estimado em US$ 365 bilhões, de acordo com a análise Commercial Market Outlook 2020 (CMO) da Boeing, uma previsão anual da demanda por aviões e serviços comerciais, além da visão da companhia sobre as dinâmicas do mercado no curto, médio e longo prazo.

“Apesar de a indústria de aviação em toda a América Latina e Caribe ter sofrido consideravelmente durante a pandemia, os impulsionadores fundamentais ao crescimento na região permanecem robustos", afirma o vice-presidente de Vendas para a América Latina e Caribe da Boeing, Ricardo Cavero. “Sobretudo a América do Sul tem um potencial mercadológico considerável a ser desbravado para aumentar as viagens aéreas, devido à expansão econômica e uma vasta área geográfica melhor atendida.”

O crescimento do tráfego de passageiros na América Latina é projetado, pela Boeing, em 5,1% ao ano até 2039, à medida em que "as transportadoras melhoram a utilização de frota e gerenciam fatores de carga mais elevados". Portanto, a fabricante projeta que o número de passageiros aéreos na América do Sul ultrapassará o fluxo de tráfego entre América Central e do Norte neste mesmo período.

PREVISÃO DE 20 ANOS DA BOEING PARA AMÉRICA LATINA:

- Crescimento do tráfego anual de passageiros (RPK) de 5,1%.

- Demanda por mais de 2.360 aviões novos de corredor central único estimado em US$ 290 bilhões. As aeronaves de corredor único, como as da família 737, continuarão a ser o principal impulsionador do crescimento de capacidade nesta região.

- Demanda por 220 aviões de passageiros de fuselagem larga e 20 cargueiros largos de finalidade específica, representando um valor total de entrega de US$ 75 bilhões.

- Uma redução de 12% na demanda projetada de aeronaves em relação à previsão divulgada no ano anterior, uma revisão resultante dos impactos da pandemia da COVID-19

- Serviços Comerciais Pós-Vendas estimados em US$ 480 bilhões, incluindo: modificações em aviões cargueiros convertidos da Boeing, peças e serviços da cadeia de suprimentos e soluções digitais com base em análises capazes de suportar operações de vo e manutenção.

- Demanda por 117.000 pilotos comerciais, tripulação em voo, e técnicos em aviação para voar e manter a frota de aviões.
Fonte: CMO Boeing

PROJEÇÕES GLOBAIS DA BOEING

Globalmente, a Boeing projeta a necessidade de 43,1 mil novos aviões comerciais e uma demanda por serviços pós-vendas equivalente a US$ 9 trilhões ao longo das próximas duas décadas. Os volumes de fretes globais estão projetados para se recuperar em 2021 após as quedas relativas à pandemia em 2020, com uma projeção de crescimento do tráfego de cargas aéreas de 4% ao longo de 20 anos, devido à expectativa de uma produção industrial sólida e ao comércio internacional.

A previsão completa pode ser encontrada em http://www.boeing.com/commercial/market/commercial-market-outlook/.

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