Artur Luiz Andrade   |   19/10/2022 11:00
Atualizada em 19/10/2022 11:04

América Latina precisará de 2.550 novas aeronaves nos próximos 20 anos

38 mil novos pilotos terão de ser treinados no período, segundo Airbus


Divulgação/ Airbus
A frota em serviço da América Latina quase dobrará, das 1.450 aeronaves atualmente em serviço para 2.850, nas próximas duas décadas. Mais da metade dessas aeronaves atenderá à crescente demanda, enquanto 45% apoiarão a substituição de aeronaves menos eficientes em termos de combustível, melhorando significativamente a pegada ambiental da região.

De acordo com a mais recente Airbus Global Market Forecast (GMF), a região da América Latina e Caribe precisará de 2.550 novas aeronaves de passageiros e cargueiros, das quais 2.330 serão aeronaves de corredor único e 220 widebodies.

De 2002 a 2019, o tráfego de passageiros na América Latina quase triplicou e deve dobrar nas próximas duas décadas -- aumentando de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,86 viagens anuais per capita em 2041. Taxas de viagens per capita na Argentina, Brasil e o Chile será ainda maior e mais que o dobro.

A maior propensão das viagens aéreas é impulsionada pelo crescimento projetado na classe média e pela evolução dos modelos de negócios das companhias aéreas, tornando as viagens aéreas mais acessíveis. Em 2041, espera-se que a classe média atinja 500 milhões de pessoas, representando 67 porcento da população da América Latina e do Caribe.

A região deverá se recuperar totalmente das quedas por conta da crise provocada pela covid-19 entre 2023 e 2025. O tráfego de passageiros de origem e destino (O&D) na América Latina deverá aumentar nos próximos 20 anos em 3,7 porcento ao ano, e mais que dobrará nos próximos 20 anos. O tráfego doméstico crescerá a uma taxa maior de 4,0 porcento ao ano, enquanto o tráfego intra-América Latina e Caribe crescerá 3,2 porcento.

Para pilotar essa frota crescente, prevê-se que 38.000 novos pilotos e 38.000 técnicos precisarão ser treinados nos próximos 20 anos na América Latina, representando uma receita de serviço de US$ 13 bilhões até 2041.

A Airbus vendeu mais de 1.150 aeronaves, tem uma carteira de pedidos de quase 500 e mais de 700 em operação em toda a América Latina e Caribe, representando quase 60 porcento de participação de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu aproximadamente 70 porcento dos pedidos líquidos na região.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.