Karina Cedeño   |   24/04/2023 16:44
Atualizada em 24/04/2023 16:46

Atrasos e cancelamentos de voos afetaram 24 mil paxs na Páscoa

Com um total de 1,24 milhão de viajantes atendidos pelas companhias aéreas, segundo a AirHelp

Felipe Menezes/Inframerica
24.849 passageiros foram atingidos por cancelamentos no Brasil na Páscoa deste ano
24.849 passageiros foram atingidos por cancelamentos no Brasil na Páscoa deste ano
Um levantamento feito pela empresa AirHelp (que defende os direitos dos passageiros de companhias aéreas) revela que a proporção de passageiros afetados por cancelamentos de voos passou de um em cada 137 na Páscoa de 2019 para um em cada 50 neste ano, o que representa alta de 175%.

Em números absolutos, 24.849 passageiros foram atingidos por cancelamentos no Brasil na Páscoa deste ano, de um total de 1,24 milhão de passageiros atendidos pelas companhias aéreas. Em 2019, antes da pandemia, o levantamento da AirHelp mostrava que 15.771 tiveram voos cancelados, de um total de 2,16 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos do País. Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às aéreas

Somados, atrasos e cancelamentos superiores a 15 minutos afetaram 194.305 passageiros no País neste ano (um em cada seis passageiros). Em 2019, os atingidos pela somatória das duas ocorrências foram 305.074 (um em cada sete).

Proporcionalmente, mais passageiros foram atingidos por atrasos superiores a duas horas. Na Páscoa deste ano foram 7.276 passageiros (um em cada 170). Em 2019, foram 148,9 mil (um em cada 178).Segundo levantamento da AirHelp, um em cada 38 passageiros preenche os requisitos de elegibilidade para solicitar indenização financeira às companhias aéreas por transtornos causados por atrasos e cancelamentos.

Confira a seguir os dados do estudo:
  • Um em cada 50 passageiros foi afetado por cancelamentos neste ano ante um em cada 137 em 2019, alta de 175%;
  • 1,24 milhão de passageiros foram transportados por companhias aéreas no Brasil na Páscoa contra 2,16 milhão em 2019;
  • Atrasos e cancelamentos impactaram 194,3 mil consumidores;
  • Um em cada 38 passageiros é elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas por problemas em voos na Páscoa.

Todos os dados da pesquisa AirHelp são baseados em voos regulares em aeroportos brasileiros na Páscoa de 2019 (de 17 a 23 de abril) e de 2023 (5 a 11 de abril), contidos no banco de dados global de voos da AirHelp.

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