Da Redação   |   03/04/2023 12:41
Atualizada em 03/04/2023 22:21

Combustível de aviação (QAV) cai 5,7% em abril; Abear luta para baixar mais

Associação garante que dialoga com os Poderes Executivos e Legislativos para recuperar o setor


Divulgação
QAV responde por cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea, que por sua vez têm uma parcela de quase 60% dolarizada, segundo a Abear
QAV responde por cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea, que por sua vez têm uma parcela de quase 60% dolarizada, segundo a Abear

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que a Petrobras divulgou hoje (3) redução de 5,71% no preço do querosene de aviação, em relação ao mês passado. No entanto, essa medida ainda é insuficiente para cobrir a alta de 153% nos preços do combustível se comparado o valor praticado em abril de 2020, início da pandemia de Covid-19, com o dado publicado hoje. É importante ressaltar que o QAV responde por cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea, que por sua vez têm uma parcela de quase 60% dolarizada.

“A redução anunciada hoje é positiva, mas o preço do QAV permanece sendo um dos maiores desafios para a aviação comercial brasileira, que é muito impactada pelo atual cenário de intensa volatilidade das cotações do dólar e do combustível. A isso soma-se a perda do poder de consumo da população nos últimos anos. Diante desse panorama, vale enfatizar que a ABEAR tem fortalecido a interlocução com os Poderes Executivo e Legislativo em busca de soluções para que haja uma recuperação consistente do setor aéreo”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Nota atualizada às 15h45, após publicação de nova tabela pela Petrobras.

Fonte: Abear

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11145 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS