Victor Fernandes   |   01/06/2023 15:23

Petrobras reduz preço de querosene de aviação em 12,6%

No acumulado de 2023, o QAV teve seu valor reduzido em 35%

Roberto Castro/MTur
Ministra do Turismo Daniela Carneiro entre o o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Ministra do Turismo Daniela Carneiro entre o o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
O preço do querosene de aviação (QAV) teve redução 35% ao longo de 2023, de acordo com informações da Petrobras, divulgadas nesta quinta-feira (1). Somente no último mês, o combustível teve redução de 12,6%, sendo o quarto mês consecutivo de queda. O valor pago pelo querosene de aviação é um dos mais importantes obstáculos para o desenvolvimento do setor aéreo no País e, segundo a Abear, o QAV representa mais de um terço dos custos totais das companhias aéreas.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, celebrou a notícia e destacou o empenho do governo em democratizar o acesso à aviação civil. “Ao reduzir o valor, caminhamos para uma aviação mais acessível e viável economicamente, e possibilitamos que mais pessoas possam viajar e conhecer as maravilhas do nosso País, conectando diferentes regiões, impulsionando o Turismo e promovendo o desenvolvimento econômico. O compromisso do governo federal com a redução do preço do QAV é um passo significativo na direção de uma sociedade mais inclusiva”, disse.

Com a redução de 12,6%, anunciada pela Petrobras hoje (1), o valor do metro cúbico do combustível, sem impostos, para venda nas refinarias, passa a variar de R$ 3.201,30 em Ipojuca (PE) a R$ 3.424,50 em Canoas (RS).

ESFORÇOS DO MTUR

A redução no preço do combustível de aviação (QAV) se soma a uma série de esforços que o governo federal vem adotando com foco no fortalecimento do setor aéreo e no barateamento das passagens aéreas. Em seus primeiros meses de gestão, Daniela Carneiro se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para definir medidas em conjunto que permitam a redução dos preços atuais das tarifas.

Além disso, a ministra se reuniu com representantes da Abear, da Iata e com as companhias aéreas Latam, Gol e Voepass. O objetivo foi debater o assunto, além de conhecer as estruturas das companhias e estreitar o diálogo sobre fatores que interferem neste valor. Os encontros também discutiram ações conjuntas que possam ampliar a conectividade aérea no País.

Tópicos relacionados