Victor Fernandes   |   30/08/2023 10:28
Atualizada em 30/08/2023 10:40

Reclamações de aéreas por passageiros caem 32,8% no 2T23

Empresas registram melhora no relacionamento com consumidores pelo 3º trimestre consecutivo


PANROTAS / Filip Calixto
Jurema Monteiro, presidente da Abear
Jurema Monteiro, presidente da Abear

As empresas aéreas brasileiras registraram melhora em todos os índices medidos pela plataforma Consumidor.gov no 2º trimestre deste ano em comparação com igual período de 2022, divulgou hoje (29) a Anac. É o terceiro trimestre consecutivo de bom desempenho em todos os indicadores da plataforma após o 4º trimestre de 2022 e 1º trimestre deste ano.

“Chegamos à marca de três trimestres de melhora consecutiva. Os dados do Consumidor.gov mostram como as companhias aéreas brasileiras estão constantemente dispostas a aprimorar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente, com índices exemplares. Tudo isso para oferecer aos passageiros a melhor experiência de voo”.

Jurema Monteiro, presidente da Abear

Quantidade de Reclamações

No 2º trimestre de 2023, as companhias aéreas receberam 20.280 reclamações no Consumidor.gov.br e transportaram 26,3 milhões de passageiros pagos no período. Isso representa o registro de 77,1 reclamações a cada 100 mil passageiros – uma queda de 32,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número absoluto de reclamações (sem ponderação pelo número de passageiros) também diminuiu 21,3%.

Confira abaixo o desempenho das principais empresas nacionais e estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre.

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Solução de Problemas

Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas apresentaram no trimestre um índice de solução de 82,9% (8,1% acima do apurado no mesmo período do ano anterior). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,7 - em uma escala de 1 a 5 (20,3% acima do apurado no mesmo período do ano anterior). Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4,5 dias (3,4% abaixo do mesmo período do ano passado).

Observa-se que as empresas nacionais apresentam melhores índices de solução e de satisfação, conforme ilustrado a seguir.

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Temas Reclamados

Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a Reembolso (20,7%), Alteração pela empresa aérea (17,9%) e Alteração pelo passageiro (17,7%).

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