Karina Cedeño   |   24/07/2025 16:33

Quais são as 10 principais rotas domésticas das companhias aéreas dos EUA? Confira

Pesquisa mostra os principais mercados de origem e destino das companhias aéreas no país

Divulgação Delta Air Lines
Delta Air Lines é uma das companhias aéreas que aparecem no levantamento
Delta Air Lines é uma das companhias aéreas que aparecem no levantamento

Atualmente, 10% de todas as passagens vendidas em rotas domésticas nos EUA estão no banco de dados DB1B, mantido pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos e publicado trimestralmente. Com base nesses dados, o site Aviation's Week in Charts fez uma análise sobre os principais mercados de origem e destino das companhias aéreas dos Estados Unidos.

Dessa forma, foi possível definir quais são as dez principais rotas domésticas das transportadoras dos EUA, com base na receita de passagens ao longo do período que vai do 2º trimestre de 2024 ao 1º trimestre de 2025.

O levantamento considera passageiros cujo ponto de origem e destino final está na rota analisada, independentemente de o voo ser direto ou com conexão. Segundo a pesquisa, a Delta lidera a rota JFK-LAX, enquanto a United lidera ligeiramente nas receitas da rota que parte do aeroporto internacional Newark Liberty (EWR) com destino ao aeroporto de São Francisco (SFO), sendo ambos hubs das companhias aéreas.

Divulgação

A American também aparece na rota JFK-LAX, mas Miami surpreende positivamente. A rota entre o aeroporto de Dallas (DFW) e o Aeroporto LaGuardia (LGA) tem um desempenho bom, especialmente considerando que DFW está bem mais longe de LGA do que Atlanta ou Chicago. Curiosamente, para a AA, não há nenhuma menção a Charlotte (CLT), nem mesmo para LAX. Até Filadélfia (PHL) apareceu três vezes no top dez sem CLT. Nenhum destaque para Denver (DEN) na United também.

Divulgação

A principal rota da Alaska Airlines por receita de passageiros é Phoenix-Seattle (PHX-SEA). Vale destacar que todas as rotas mais lucrativas da Alaska passam por Seattle, exceto uma: JFK–SFO. E nenhuma menção a Portland (PDX).

Como esperado, os mercados da Southwest estão bem distribuídos, como sua malha aérea. Ainda assim, não era esperado ver Baltimore–Orlando (BWI–MCO) no topo, nem a curta Denver–Phoenix (DEN–PHX) em segundo ou San Diego–Sacramento (SAN–SMF) em terceiro. Para a JetBlue, JFK aparece como o esperado. Os dados também lembram da força do mercado de San Juan (SJU), pelo menos para JFK e MCO.

Divulgação

O corredor do Nordeste dos EUA é lucrativo para Frontier e Spirit, mostrando o quanto ambas se beneficiariam de uma fusão (hipoteticamente falando). Ainda assim, segundo o estudo, era esperado que Fort Lauderdale (FLL) tivesse desempenho melhor na Spirit. Destaque para Detroit (DTW), a antiga base da companhia, onde ela ainda se sai bem. Filadélfia (PHL) e San Juan (SJU) também são destaques na Frontier.

Divulgação

A Allegiant é, segundo o estudo, uma companhia diferente e apresenta resultados diferentes. A única surpresa na lista da Allegiant é a rota entre o Aeroporto Phoenix-Mesa Gateway (AZA) e o Aeroporto Municipal de Provo (PVU). Sem surpresas, todas as principais rotas da Sun Country passam por Minneapolis (MSP). Destaque para a presença forte da Costa do Golfo da Flórida e nada do lado Atlântico.

Divulgação

Por fim, para a Avelo, o Tweed New Haven Regional Airport (HVN), em Connecticut, domina, mas o interessante para a pesquisa não são os mercados que aparecem e sim os que não aparecem. Não há nenhuma rota na Costa Oeste, o que é curioso, considerando que a Avelo acaba de anunciar que irá encerrar todos os voos na Costa Oeste neste outono. O Aeroporto Municipal de Provo (PVU) faz parte da principal rota da Breeze — e para Santa Ana (SNA).

Divulgação


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados