Karina Cedeño   |   19/09/2025 11:16

Azul, Gol e Latam somam mais de 111 mil voos para alta temporada de verão

Turismo nacional apresentou expansão de 6,1% de janeiro a julho de 2025, segundo IBGE


Divulgação/Aena Brasil
Principais companhias aéreas do Brasil irão oferecer pelo menos 111,3 mil voos para a próxima temporada de verão
Principais companhias aéreas do Brasil irão oferecer pelo menos 111,3 mil voos para a próxima temporada de verão

As principais companhias aéreas do Brasil irão oferecer pelo menos 111,3 mil voos para a próxima temporada de verão, que começa em dezembro deste ano e segue até fevereiro de 2026.

  • A Gol irá ampliar a oferta em 15%, com 65 mil viagens;
  • Já a Latam vai operar mais de dois mil voos extras na alta temporada, chegando ao número total de 42,7 mil no período;
  • A Azul, por sua vez, terá logo 3,6 mil voos adicionais programados para o período, sem falar nas operações regulares que seguirão acontecendo.

Os números são reflexo do atual momento do Turismo nacional, que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentou expansão de 6,1% de janeiro a julho de 2025.

  • No caso da Gol, a região Nordeste do Brasil contará com mais de 21 mil voos. Viagens para Fernando de Noronha, retomadas pela empresa, terão ligação direta a partir de São Paulo (SP) e Recife (PE). Aracaju (SE), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA) também vão dispor de reforço em frequências e destinos;
  • Quanto à Latam, as novas rotas contemplam voos de São Paulo (Aeroporto de Congonhas) para Teresina (PI) e Aracaju (SE); do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Salvador (BA) e Porto Seguro (BA); do Rio de Janeiro (Galeão) rumo a Florianópolis (SC) e de Fortaleza (CE) a Belo Horizonte (Aeroporto de Confins);
  • Já a Azul irá focar no Aeroporto de Congonhas, com voos para destinos do Nordeste e do Sul do País, como Natal (RN), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

Brasileiros estão viajando mais

Divulgação/Embratur Sebrae
turista,turismo,turista internacional,turistas
turista,turismo,turista internacional,turistas

Recentemente, um estudo apresentado durante o Salão do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo na capital paulista, mostrou que cerca de 55 milhões de brasileiros viajaram ao menos duas vezes desde o início do governo Lula, no ano de 2023.

O levantamento foi realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Outro dado destacado no levantamento é que 63% dos turistas mantiveram ou aumentaram o número de viagens no período, sendo que, destes, 1/4 afirmou que a quantidade aumentou desde 2023. A pesquisa também apontou que quase 1/3 dos viajantes frequentes percebe melhora na qualidade das viagens.

O resultado está diretamente associado ao aumento do orçamento das famílias para Turismo: mais da metade dos entrevistados (55%) relatou ter ampliado recursos destinados a viagens, sendo que um em cada três afirmou que elevou significativamente o investimento.

Vale lembrar que o programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), é uma das iniciativas de incentivo às viagens no Brasil. A proposta busca ampliar a conectividade aérea entre os destinos nacionais, especialmente os regionais; aumentar a quantidade de visitantes circulando pelo País e estimular a geração de negócios no setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7473 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.