Karina Cedeño   |   21/10/2025 08:36

De tampa de panela a papel higiênico com mensagem: veja itens curiosos esquecidos no avião

Em média, mais de 95% dos itens não são resgatados pelos passageiros, segundo levantamento da Azul


Freepik
De janeiro a julho deste ano, a Azul registrou 3.652 objetos esquecidos por passageiros
De janeiro a julho deste ano, a Azul registrou 3.652 objetos esquecidos por passageiros

Todo passageiro mais desatento já passou pela situação de esquecer o fone de ouvido ou até um documento ao desembarcar do avião, mas o que dizer de uma tampa de panela ou de uma dentadura? credite, esses estão entre os itens mais inusitados encontrados por tripulantes da Azul em aeronaves, balcões de check-in e demais áreas sob sua responsabilidade em aeroportos.

De janeiro a julho deste ano, a companhia registrou 3.652 objetos esquecidos por passageiros. Neste mesmo período no ano passado, a Azul contabilizou 3.794 itens esquecidos e que seguem para os setores de bagagens presentes em mais de 100 aeroportos em que a companhia opera.

A aérea também fez um levantamento dos cinco itens mais comuns esquecidos por seus passageiros, que são:

  1. Documentos
  2. Fones de ouvido
  3. Óculos
  4. Necessaires
  5. Bolsas

Já entre os mais inusitados, até um rolo de papel higiênico com dedicatória foi encontrado. Com uma mensagem “Para Lulu, com carinho”, o objeto foi deixado no aeroporto de Guarulhos. E a lista de achados diferentes vai além: a Azul já guardou dentadura, acessório íntimo, muletas e até uma tampa de panela. Em média, mais de 95% dos itens não são resgatados pelos passageiros.

O levantamento da Azul apontou ainda os cinco aeroportos em que os clientes mais abandonam objetos:

  1. Viracopos, em Campinas (SP)
  2. Confins, em Belo Horizonte (MG)
  3. Recife
  4. Brasília
  5. Curitiba.

“O levantamento apontou que os meses em que os nossos clientes mais esqueceram itens este ano e no ano passado coincidiram com a época de férias, pois tivemos quantitativos maiores em janeiro, fevereiro e julho. A movimentação intensa nos aeroportos deve contribuir para isso. Os nossos tripulantes são orientados a encaminhar os itens encontrados para o Setor de Bagagem dos aeroportos e guardamos tudo por um determinado período, como parte do nosso compromisso de cuidado e atenção com os nossos clientes”

Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul

Como funciona o Achados e Perdidos da Azul

De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Contrato Aéreo da companhia, a responsabilidade pelos itens pessoais e bagagens de mão é exclusivamente do cliente. Mesmo assim, a Azul se disponibiliza para guardar os itens esquecidos em suas dependências, com o objetivo de reforçar seu compromisso com a qualidade de atendimento com o cliente.

De acordo com a política da Azul, os objetos permanecem guardados no aeroporto em que foram localizados por um período de 30 dias e, posteriormente, são enviados ao depósito da Azul no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde ficam armazenados por mais 60 dias. Ao fim do prazo de 90 dias, os itens não reclamados são doados a instituições de caridade ou são descartados de forma adequada.

O cliente que esquecer um item pessoal na aeronave, no balcão de check-in ou em alguma área de responsabilidade da Azul deve procurar o balcão da companhia no aeroporto de desembarque para relatar o ocorrido. É importante ter em mãos as informações sobre o voo, como o número e a data, horário de partida e chegada, assento ocupado, além de fornecer uma descrição detalhada do objeto e os dados de contato.

Caso não consiga atendimento presencial, o cliente deve entrar em contato assim que possível com o Azul Center ou o chat on-line para fazer a comunicação do item esquecido. É importante esclarecer que A Azul não cobra taxas para guardar itens pessoais esquecidos por clientes em suas dependências.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7578 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.