Pedro Menezes   |   23/10/2025 11:09
Atualizada em 23/10/2025 11:11

Setor aéreo da América Latina soma 320 milhões de passageiros de janeiro a agosto

Segmento atingiu 40,7 milhões de passageiros em agosto, um aumento de 4,3% em relação a agosto de 2024


Divulgação/Inframérica
ais contribuiu para o crescimento regional em agosto, com 973 mil passageiros adicionais
ais contribuiu para o crescimento regional em agosto, com 973 mil passageiros adicionais

O tráfego total de passageiros de, para e dentro da América Latina e Caribe atingiu 40,7 milhões de passageiros em agosto, um aumento de 4,3% em relação a agosto de 2024. O tráfego intrarregional respondeu por 81% do aumento líquido, impulsionado principalmente pelos mercados domésticos do Brasil, Argentina e Peru.

A oferta de voos, por sua vez, cresceu 1,2% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade total (assentos) subiu 2,5%, refletindo o uso de aeronaves maiores, com uma média de 160 assentos por voo. No geral, a capacidade cresceu 4,7%, a demanda subiu 4,8% e a taxa média de ocupação chegou a 85%.

No acumulado de janeiro a agosto, o tráfego aéreo na América Latina e no Caribe atingiu 320,6 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024.

O Brasil foi o mercado que mais contribuiu para o crescimento regional em agosto, com 973 mil passageiros adicionais (+9,5% em relação ao ano anterior). O mercado doméstico atingiu um recorde histórico para agosto (8,7 milhões de passageiros, +8,6%), com maior crescimento entre os seis maiores do mundo, de acordo com a Iata. O segmento internacional cresceu 13,1% em relação ao ano anterior, apoiado por um aumento de 38% nas chegadas de turistas estrangeiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4181 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.