EUA estável, crescimento da Ásia e África e mais: Insights do Turismo global em 2025
Dados do mercado aéreo global foram apresentados durante o AirlinePros International Assembly

CAPE TOWN, ÁFRICA DO SUL - Estados Unidos com mercado estável, Ásia-Pacífico como destaque, crescimento da África, Oriente Médio e América do Sul. A ARC (Airlines Reporting Corporation) apresentou dados do mercado aéreo global durante o AirlinePros International Assembly, realizado em Cape Town, na África do Sul, até domingo (23).
Segundo Lauri Reischus, presidente e CEO da ARC, a indústria aérea nos Estados Unidos está estável em 2025, influenciada pelas taxas e outras decisões governamentais. A meta de alcançar US$ 100 bilhões no ano está próxima, com os últimos meses de 2025 sendo favoráveis, mas é fato que os EUA tiveram uma queda, principalmente nas viagens domésticas.
Apesar do cenário estável, setembro e outubro foram meses fortes para as viagens aéreas dos EUA, com vendas recordes. Por isso, Lauri destaca a expectativa de fechar o ano com números também expressivos apesar do cenário político. Além disso, as viagens internacionais de saída tem tido forte crescimento.

A ONU Turismo também destacou números globais durante a AIA. Segundo Elcia Grandcourt, diretora regional da África na entidade, a boa notícia é que o Turismo global está totalmente recuperado da pandemia de covid-19, quando países fecharam suas fronteiras.

"O crescimento global está em 4% em relação a 2019. Isso significa que a recuperação não só foi finalizada, mas que o Turismo está agora entrando numa fase sustentável. O setor foi capaz de enfrentar desafios globais e se abriu a transformação digital, demonstrando sua flexibilidade, adaptabilidade e resiliência"
Elcia Grandcourt, diretora regional da África na ONU Turismo
Insights globais
Segundo dados da ARC, o crescimento global está em 4% em relação ao ano anterior, muito puxado pelo aumento da demanda na Ásia-Pacífico, região liderada por Japão e China com crescimento de 9% a.a. A região da África e Oriente Médio observou um crescimento anual de quase 6%, enquanto América Latina ficou nos 5%.

Dados da ONU Turismo também mostram crescimento global em relação a 2019, pré-pandemia. Com a mesma comparação, as Américas cresceram 1% no primeiro semestre de 2025, enquanto o destaque ficou com África e Oriente Médio, com crescimentos de 20% e 29%, respectivamente (1º semestre de 2019 x 1º semestre de 2025).
Apesar do crescimento recente da Ásia e Pacífico, que como demonstrado pela ARC tem puxado o crescimento global, a comparação com 2019 ainda não é tão favorável. Os números da região, segundo a ONU Turismo, estão 8% abaixo do mesmo período pré-pandemia.

Crescimento da oferta de assentos global

A ForwardKeys também apresentou dados sobre companhias aéreas globais. Segundo dados, houve um crescimento de 6% na conectividade aérea no mundo em 2025. Olhando por região, temos:
- Américas
- Primeiro semestre: +3%
- Segundo semestre: +4%
- Europa
- Primeiro semestre: +6%
- Segundo semestre: +6%
- África e Oriente Médio
- Primeiro semestre: +5%
- Segundo semestre: +7%
- Ásia-Pacífico
- Primeiro semestre: +10%
- Segundo semestre: +6%
A PANROTAS viaja a convite da AirlinePros, com seguro viagem Hero Seguros.