Filip Calixto   |   07/01/2026 09:05

Fluxo de passageiros entre Brasil e América do Sul cresce quase 20% em 2025

A América do Sul liderou o crescimento do tráfego internacional brasileiro em 2025

Divulgação/Inframérica
Movimentação de passageiros para América do Sul superou Europa e América do Norte
Movimentação de passageiros para América do Sul superou Europa e América do Norte

O movimento de passageiros entre o Brasil e países da América do Sul registrou crescimento de 19,6% entre janeiro e novembro de 2025, alcançando 10,5 milhões de viajantes, considerando embarques e desembarques. O volume já supera em 8,7% todo o registrado ao longo de 2024 para a região.

Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que, no mesmo período, a movimentação total de passageiros entre o Brasil e o exterior somou 25,8 milhões. O número ultrapassa em 3% o total contabilizado em todo o ano de 2024 e representa o maior volume já registrado para os primeiros 11 meses do ano desde o início da série histórica, há 25 anos.

A América do Sul passou a concentrar a maior parte do fluxo internacional de passageiros com origem ou destino no Brasil, superando outros continentes tanto em volume quanto em ritmo de crescimento.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o desempenho registrado até novembro demonstra o aumento da demanda por viagens internacionais e a ampliação da conectividade aérea do país, com destaque para os países vizinhos.

Destinos mais procurados na América do Sul (janeiro a novembro de 2025)

  • Argentina: 4,3 milhões de passageiros
  • Chile: 3,1 milhões
  • Colômbia: 873 mil
  • Peru: 820 mil
  • Uruguai: 663 mil

Argentina e Chile responderam por mais de 70% da movimentação entre o Brasil e o continente sul-americano no período analisado.

No recorte por continente, os dados mostram diferenças no ritmo de crescimento do fluxo de passageiros com saída do Brasil:

  • América do Sul: 5,2 milhões de passageiros (+19,3%)
  • Europa: 4 milhões (+9,6%)
  • América do Norte: 2,4 milhões (+7%)

De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, os números refletem a ampliação da malha aérea internacional e o aumento das opções de rotas e horários, com impactos diretos sobre viagens de negócios e turismo.

A série histórica aponta crescimento contínuo do fluxo entre o Brasil e a América do Sul nos últimos anos. Em 2021, foram registrados 605.714 passageiros. O número subiu para 4 milhões em 2022, 6,9 milhões em 2023, 8,7 milhões em 2024 e alcançou 10,5 milhões em 2025, até novembro.

O volume atual representa um aumento de 17 vezes em relação ao registrado em 2021, período marcado por restrições ao transporte aéreo internacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7547 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes