Pedro Menezes   |   31/07/2026 09:03

Setor aéreo global vê demanda total recuar quase 2% em junho

No caso apenas da América Latina, as transportadoras cresceram 3,5% na demanda na comparação anual

Flickr/DennisJarvis
 Excluindo o Oriente Médio, a demanda também diminuiu (-0,6%), mas de forma menos acentuada
Excluindo o Oriente Médio, a demanda também diminuiu (-0,6%), mas de forma menos acentuada

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou dados do setor aéreo para junho de 2026, com queda na demanda total de 1,7% em comparação a junho de 2025. Excluindo o Oriente Médio, a demanda também diminuiu (-0,6%), mas de forma menos acentuada. A capacidade total, por sua vez, diminuiu 1,3% na comparação anual, enquanto a taxa de ocupação foi de 84,2% (-0,4 p.p).

A demanda internacional caiu 0,9% em comparação a junho de 2025. Excluindo o Oriente Médio, a demanda cresceu 1,1%. Já a capacidade caiu 0,6% na comparação anual, e a taxa de ocupação foi de 84,2% (-0,2 p.p).

A demanda doméstica, por sua vez, diminuiu 3% em comparação a junho de 2025, enquanto a capacidade diminuiu 2,4% na comparação anual. A taxa de ocupação foi de 84,0% (-0,5 p.p).

No caso apenas da América Latina, as transportadoras cresceram 3,5% na demanda na comparação anual. A capacidade, por sua vez, subiu 6,3% na comparação anual, enquanto a taxa de ocupação foi de 81,6% (-2,2 p.p. em comparação a junho de 2025).

“A demanda global por viagens aéreas caiu 1,7% em junho em comparação a 2025. Isso se deve em grande parte às quedas nos mercados domésticos da China, dos EUA e do Japão, e à demanda internacional fraca, mas em recuperação, para as companhias aéreas do Oriente Médio. Embora o desempenho do Oriente Médio tenha melhorado, as novas tensões não ajudarão na recuperação da região e o efeito dominó da alta dos preços dos combustíveis continuará sobrecarregando os viajantes com tarifas aéreas mais elevadas"

Willie Walsh, diretor-geral da Iata

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 5998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.