Raphael Silva   |   28/05/2018 16:23

Right Flight: conheça o software polêmico que 'manipula resultados'

Ferramenta desenvolvida pela francesa Travelaer mostra tarifas de concorrentes no site das aéreas, mas pode ocultar resultados mais baratos

Right Flight
Iceland Air é uma das aéreas que já contam com o Right Flight em seu site
Iceland Air é uma das aéreas que já contam com o Right Flight em seu site
Uma nova tecnologia dá às companhias aéreas a chance de mostrar, em seu próprio site, a oferta de voos dos concorrentes, mas cria polêmicas. Desenvolvido pela francesa Travelaer, o software Right Flight promete uma comparação instantânea na busca dos clientes dentro do canal direto de vendas, fazendo uma função parecida com a dos metabuscadores. A grande questão, porém, é a manipulação de resultados, uma vez que é possível mostrar apenas a concorrência com tarifas mais caras.

"Dentro de seus próprios sites, as companhias aéreas poderão escolher comparações de voos [dos concorrentes] que façam suas ofertas parecerem melhores. Isso é totalmente inaceitável e pode ser considerado injusto e enganoso", contestou o presidente da associação Travelers United, Charlie Leocha.

De outro lado, algumas companhias já começam a aderir à ferramenta Right Flight, a exemplo de El Al, de Israel, e Iceland Air (foto), da Islândia. Segundo o CEO da Travelaer, Mike Slone, já há conversas com diversas outras aéreas interessadas nos benefícios do software, que promete aumentar a conversão de vendas e reduzir os custos das empresas.

Slone ainda defende o Right Flight como uma maneira eficiente de coletar e usar os dados de clientes. Ele afirma que, quando uma aérea opta por não mostrar tarifas mais baratas de concorrentes, por exemplo, ela pode definir melhor o funil de conversão, como quando o comprador deixa o site e quando ele continua, a título de comparação.


*Fonte: Travelweekly

conteúdo original: https://bit.ly/2IUXvdI

Tópicos relacionados