Rodrigo Vieira   |   18/10/2019 12:54   |   Atualizada em 21/10/2019 13:02

Gol altera seu sistema de aeroporto: de Navitaire para Altea

Aérea deixa o Navitaire Skyport para o Departure Control System Altea, ou DCS Altea, tecnologia fornecida pela Amadeus. Gol acredita em uma experiência mais ágil


Reprodução
A Gol Linhas Aéreas está trocando seu sistema de check-in de Navitaire Skyport para o Departure Control System Altea, ou apenas DCS Altea, tecnologia fornecida pela Amadeus. De acordo com a companhia, "o DCS agiliza os processos aeroportuários e elevará a segurança e o conforto dos passageiros no atendimento nos terminais".

"Isso reflete não só na melhoria da eficiência operacional para a companhia, mas também em processos mais ágeis para o cliente", continua a aérea em comunicado. Isto é, o novo sistema vai além do serviço do check-in, e a expectativa da Gol é otimizar toda jornada nos aeroportos. "Dentre as principais melhorias, podemos destacar a automatização na pontuação e reconhecimento de Top Tiers (os passageiros frequentes das mais altas categorias), melhor integração com as parceiras, seja na comunicação IATCI, seja no reconhecimento de franquias e mapa de assentos e melhor gestão de disruption, reduzindo impactos aos clientes em casos de contingências."

Jhonatan Soares
No entanto, toda transição deste porte é passível de ruídos. E nem todas as funcionalidades do app da Gol, um dos melhores do mercado, estavam funcionando completamente até a semana passada. O time da empresa com a Amadeus trabalhou para finalizar essa transição de forma rápida. A Gol esclarece detalhes da transição e afirma que o processo principal foi concluído em agosto. "Foi feita de forma faseada, com o objetivo de mapearmos as principais divergências antes de ampliarmos a migração de sistema para os principais aeroportos", esclarece a aérea. "Todo o processo durou um período de cinco meses, entre fevereiro e agosto de 2019. Com essa estratégia conseguimos reduzir os impactos ao cliente final e gerenciar imprevistos com mais eficiência."

MELHORIAS ESPERADAS PELA GOL

A expectativa da Gol com toda essa mudança é positiva. "Podemos destacar, entre as principais melhorias para o cliente, a possibilidade de autoatendimento para rotas internacionais operadas pelas parceiras; mais agilidade no atendimento; melhor gestão em casos de contingências, reduzindo impactos ao cliente; e comunicação mais confiável com as empresas parceiras, evitando falhas de atendimento", aponta a equipe de Comunicação da Gol. "Espera-se a continuidade dessa parceria entre nós e a Amadeus na implantação de novas tecnologias em nossas operações."

Quanto questionada sobre todas essas mudanças, a Amadeus responde oficialmente que "não pode comentar negociações em andamento com seus clientes". É importante ressaltar que o Navitaire, sistema usado pela Gol desde o início de suas operações, foi comprado pela Amadeus em 2016.

Tópicos relacionados