TECNOLOGIA

Iberia e BA explicam vantagens do NDC para agentes


Emerson Souza
Josh Minett, da British Airways, Marina Grijalba, José Antônio Coimbra e Nieves Navas, da Iberia-BA, com Cliff Trota, da Iberia
Josh Minett, da British Airways, Marina Grijalba, José Antônio Coimbra e Nieves Navas, da Iberia-BA, com Cliff Trota, da Iberia
As companhias Iberia e British Airways reuniram agentes de viagens em São Paulo para falar sobre o NDC (New Distribution Capability), novo modelo de distribuição da Iata que já começou a ser implementado pelas aéreas do mundo inteiro. Entre as principais vantagens estão a padronização de dados e mais conteúdo variado.

“As agências escutam muito sobre o NDC, mas às vezes não entendem os benefícios. É um projeto que tem que ser implementado pelos agentes em termos de competitividade e há muitos benefícios como tarifas diferenciadas e remuneração adicional”, explica o country manager para o Brasil da Iberia-British Airways, José Antônio Coimbra.

Foram destacados como pontos positivos do NDC a modernização da tecnologia de distribuição, modelo dinâmico de ofertas e serviços, além de maior flexibilidade na gestão comercial pelas companhias aéreas. “Acredito no pioneirismo e quem sai na frente tem vantagem. Nossa meta é a liderança na América Latina com a implementação dessa ferramenta. Não é um processo que vai parar amanhã, mas ele será contínuo”, ressalta.

Emerson Souza
Daniel Aragon, da Iberia-British Airways, durante capacitação
Daniel Aragon, da Iberia-British Airways, durante capacitação
"O NDC é o futuro e oferece uma riqueza de informações, com melhores possibilidades de venda, já que explica tópico a tópico do que é cada produto. Começamos promoções um ou dois dias antes no NDC, em comparação com o GDS, e também elas acabam depois. Outra vantagem é a padronização no NDC, além de conseguir uma melhor relação com as companhias aéreas”, comenta o gerente de Contas da Iberia-BA, Daniel Aragon.

COMO FUNCIONA
O NDC é um API de transmissão de dados entre sistemas. É possível acessá-lo de três formas: conexão direta por API (quando a agência tem capacidade tecnológica), uso de agregadores ou pelo portal IAG. No Brasil, a Wooba já realiza 100% esse processo, mas a Ibeira-BA espera mais agregadores em breve. O objetivo da Iata é chegar a 20% de vendas pelo NDC em 2020.
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