Juliana Monaco   |   20/12/2019 12:56   |   Atualizada em 20/12/2019 12:57

Latam testa drone para inspeção de aeronaves

A Laatam Airlines é a primeira companhia da América Latina a utilizar um drone para inspeção de aeronaves. A iniciativa é resultado da parceria com a Donecle.


Divulgação
Utilizando o método, a companhia visa aumentar em 70% a eficiência dos processos de inspeção
Utilizando o método, a companhia visa aumentar em 70% a eficiência dos processos de inspeção
A Latam Airlines é a primeira companhia da América Latina a utilizar um drone para inspeção de aeronaves. O dispositivo já está sendo utilizado em fase de testes no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO) para inspeção visual dos aviões modelo Airbus 320. A iniciativa é resultado da parceria da companhia aérea com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento.

"Este é um projeto que reforça nosso pioneirismo na América Latina para a implementação de um novo método de inspeção em aeronaves. É um privilégio termos a oportunidade de testar essa tecnologia avançada que já tem nos auxiliado no ganho de eficiência e elevado ainda mais nossos padrões de Qualidade e Segurança”, afirma o diretor de manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti.

O objetivo da companhia com o projeto é otimizar um dos processos de inspeção de suas aeronaves em mais de 70%. Atualmente, as inspeções visuais são realizadas por técnicos especializados e demandam mais de dez horas para serem concluídas. Desde o início da parceria, 17 aeronaves já foram inspecionadas, com média de 2,5 horas para finalização por meio do drone, anaálise e relatório. Assim que o método for aprovado, a Latam o utilizará em todas as suas operações.

Utilizando uma tecnologia por laser, o drone inspeciona o exterior dos aviões de forma autônoma, mas sempre sob a supervisão de um profissional. O processo considera todas as áreas dos aviões e registra imagens em alta resolução a cada segundo que, por sua vez, são encaminhadas para um software específico do equipamento, identificando eventuais danos. Em seguida, esses possíveis problemas são examinados em detalhes pelo técnico responsável para que decida o melhor procedimento para reparo.

Tópicos relacionados