Iata lança roteiro global de bagagem para melhorar eficiência
Iniciativa estabelece um caminho claro para melhorar tanto a eficiência operacional quanto a satisfação

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) lançou um Roteiro Global de Bagagem de 10 anos, com o intuito de modernizar as operações de bagagem. Desenvolvido em conjunto com empresas aéreas, aeroportos e parceiros da indústria, o roteiro estabelece um caminho claro para melhorar tanto a eficiência operacional quanto a satisfação dos viajantes.
Segundo a entidade, o roteiro é costruído em torno de três pilares:
- Troca de Informações de Bagagem e Padronização de Dados - para alinhar como as informações são compartilhadas entre empresas aéreas, aeroportos e parceiros. Para os passageiros, substituir sistemas como o teletype por padrões de mensagens modernos. Impulsionar a transformação em direção a esses novos padrões de mensagens de bagagem baseados em API reduzirá significativamente o gasto anual de 1 bilhão de dólares da indústria aérea com mensagens teletype;
- Rastreamento e Automação de Bagagem - para fornecer visibilidade durante toda a jornada. Isso inclui o uso de etiquetas de bagagem eletrônicas, rastreamento por GPS e robótica que permitirão aos passageiros rastrear suas malas em tempo real e experimentar escalas e chegadas mais tranquilas.
- Otimização do processo de retirada de bagagem, combate à fraude e aprimoramento da experiência do cliente - para que as empresas aéreas possam tratar as reivindicações dos passageiros mais rapidamente e ter melhor proteção contra fraudes relacionadas à bagagem.
“A bagagem é importante para os passageiros. Quando despacham uma mala, esperam que ela chegue sem atrasos. E caso isso não ocorra, querem saber onde ela está. Isso é comprovado por uma recente pesquisa da IATA que mostra que 81% dos viajantes desejam um rastreamento melhor, 74% esperam receber atualizações em tempo real em seus telefones celulares e 67% estão dispostos a adotar etiquetas de bagagem eletrônicas. O Roteiro Global de Bagagem nos aproximará dos serviços de bagagem digitais e automatizados que os viajantes desejam”, afirma Monika Mejstrikova, diretora de Operações de Solo da Iata.