Luiz Felipe Simões   |   16/05/2025 09:27

Iata lança roteiro global de bagagem para melhorar eficiência

Iniciativa estabelece um caminho claro para melhorar tanto a eficiência operacional quanto a satisfação

Divulgação/Aena Brasil
O roteiro foi desenvolvido em conjunto com empresas aéreas, aeroportos e parceiros da indústria
O roteiro foi desenvolvido em conjunto com empresas aéreas, aeroportos e parceiros da indústria

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) lançou um Roteiro Global de Bagagem de 10 anos, com o intuito de modernizar as operações de bagagem. Desenvolvido em conjunto com empresas aéreas, aeroportos e parceiros da indústria, o roteiro estabelece um caminho claro para melhorar tanto a eficiência operacional quanto a satisfação dos viajantes.

Segundo a entidade, o roteiro é costruído em torno de três pilares:

  • Troca de Informações de Bagagem e Padronização de Dados - para alinhar como as informações são compartilhadas entre empresas aéreas, aeroportos e parceiros. Para os passageiros, substituir sistemas como o teletype por padrões de mensagens modernos. Impulsionar a transformação em direção a esses novos padrões de mensagens de bagagem baseados em API reduzirá significativamente o gasto anual de 1 bilhão de dólares da indústria aérea com mensagens teletype;
  • Rastreamento e Automação de Bagagem - para fornecer visibilidade durante toda a jornada. Isso inclui o uso de etiquetas de bagagem eletrônicas, rastreamento por GPS e robótica que permitirão aos passageiros rastrear suas malas em tempo real e experimentar escalas e chegadas mais tranquilas.
  • Otimização do processo de retirada de bagagem, combate à fraude e aprimoramento da experiência do cliente - para que as empresas aéreas possam tratar as reivindicações dos passageiros mais rapidamente e ter melhor proteção contra fraudes relacionadas à bagagem.

“A bagagem é importante para os passageiros. Quando despacham uma mala, esperam que ela chegue sem atrasos. E caso isso não ocorra, querem saber onde ela está. Isso é comprovado por uma recente pesquisa da IATA que mostra que 81% dos viajantes desejam um rastreamento melhor, 74% esperam receber atualizações em tempo real em seus telefones celulares e 67% estão dispostos a adotar etiquetas de bagagem eletrônicas. O Roteiro Global de Bagagem nos aproximará dos serviços de bagagem digitais e automatizados que os viajantes desejam”, afirma Monika Mejstrikova, diretora de Operações de Solo da Iata.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 596 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter