Filip Calixto   |   10/07/2025 11:09

Qatar Airways amplia oferta de wi-fi gratuito em voos internacionais

Companhia é a primeira no mundo a operar mais de 50 aeronaves widebody com a tecnologia da SpaceX

Divulgação/Qatar Airways
Originalmente previsto como um programa de dois anos, a instalação foi concluída em nove meses - quase<br/>50% mais rápido do que o planejado
Originalmente previsto como um programa de dois anos, a instalação foi concluída em nove meses - quase
50% mais rápido do que o planejado

A Qatar Airways anunciou a conclusão do programa de instalação da tecnologia Starlink em sua frota de aeronaves Boeing 777. Com isso, a companhia se torna a primeira do mundo a operar mais de 50 aviões widebody com conectividade de wi-fi via satélite da SpaceX, oferecendo velocidades de até 500 Mbps por aeronave.

A iniciativa posiciona a Qatar Airways como a operadora com a maior frota widebody equipada com Starlink e a única na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA) a disponibilizar o serviço. O wi-fi é oferecido gratuitamente a todos os passageiros, tanto nas cabines Premium quanto na Econômica.

Inicialmente planejado para dois anos, o programa foi concluído em nove meses. O tempo de instalação por aeronave foi reduzido de três dias para 9,5 horas, o que permitiu a implementação sem impacto nas operações da companhia aérea.

"Esse novo marco demonstra nosso investimento estratégico em redefinir as expectativas dos nossos passageiros. Prometemos a conectividade a bordo mais rápida e fluida da indústria, e com o Starlink entregamos isso de forma mais ágil e em uma escala incomparável. Com a conclusão do programa de instalação nos Boeing 777, estamos agora totalmente focados em equipar nossas aeronaves Airbus A350 com o Starlink, levando essa experiência revolucionária a ainda mais rotas em nossa rede global de mais de 170 destinos"

CEO do Grupo Qatar Airways, Eng. Badr Mohammed Al-Meer

Desde outubro de 2024, quando operou o primeiro Boeing 777 do mundo com Starlink, a Qatar Airways já realizou mais de 14 mil voos com a tecnologia. Agora, a companhia inicia a instalação do sistema em sua frota de Airbus A350, com previsão de conclusão dentro de um ano.

A conexão permite aos passageiros utilizarem serviços como streaming, jogos online e videoconferências durante o voo, com desempenho semelhante ao de conexões em solo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados