Famtour apresenta a histórica Rota das Missões Jesuíticas do RS; veja mais de 100 fotos
Mais de 20 agentes de viagens gaúchos participaram do FAM Missões 400, da Abav-RS
Mais de 20 agentes de viagens gaúchos participaram do FAM Missões 400, pela Rota das Missões Jesuíticas Guaranis, no Rio Grande do Sul. O roteiro celebra o intercâmbio cultural, religioso e social entre diferentes povos e marca o quarto centenário das Missões.
No território que hoje corresponde ao Estado, essas reduções, chamadas de “povos”, organizaram uma sociedade própria, com atividades agrícolas, educação, música, arquitetura e produção artística.
As Missões foram comunidades criadas a partir do século 17 por padres da Companhia de Jesus em diferentes regiões da América do Sul, com o objetivo de catequizar e, em certa medida, proteger os povos indígenas, especialmente os guaranis, diante do avanço da colonização.
Promovido pela Abav-RS, como parte das iniciativas do Projeto Recebe RS, o famtour teve como objetivo a promoção e o fortalecimento do Turismo na região, como alternativa a destinos famosos como Gramado e Canela. Em uma viagem rodoviária de cerca de seis horas, a rota incluiu São Miguel das Missões, São Lourenço, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Guarani das Missões e Santo Ângelo.
A Rota das Missões representa um Rio Grande do Sul que vai além das opções tradicionais e valoriza os destinos alternativos. E estas viagens de familiarização fazem com que os agentes tenham mais conhecimento e segurança para oferecer as experiências aos seus clientes"
Rita Vasconcelos, conselheira da Abav-RS e proprietária da RCTour
No caminho para São Miguel das Missões, o grupo visitou as Ruínas de São João Batista, em Entre-Ijuís, antes de seguir para uma visita técnica e hospedagem no Tenondé Park Hotel. Um dos destaques do famtour foi a visita ao Museu das Missões e ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em um convite à conexão com a espiritualidade. Benzedeiras fizeram sessões com os agentes, que ainda participaram de um almoço temático missioneiro e de um encontro sobre Turismo com autoridades locais.
A programação avançou por outros destinos da região, passando pelo Santuário de Caaró, pela Igreja Matriz de São Luís Gonzaga, pelo Sítio Arqueológico de São Nicolau e por Guarani das Missões, onde o grupo assistiu a um show de danças polonesas e degustou comidas típicas. Em Santo Ângelo, a agenda incluiu visitas ao Centro Histórico, à Casa Kombina e ao Anahí Empório, com hospedagem no Villas Hotel. A estrutura é voltada tanto ao lazer quanto a eventos corporativos e conta com acomodações equipadas com cama king size, sofá-cama, TV de 55 polegadas e banheira de hidromassagem.
Marcos Martins
No encerramento, os agentes participaram de um almoço no Santuário Missioneiro de Schoenstatt, de origem alemã, seguido de apresentações sobre o Caminho das Missões e o Festival de Gastronomia Degusta Missões. A experiência terminou com uma visita ao Viveiro Agrovida, que integra o projeto Agroturismo Buriti e mostra, na prática, como funcionam a produção de mel, o cultivo de alimentos e plantas e a produção de sucos naturais no local.
A PANROTAS viajou a convite da ABAV-RS.

