Artur Luiz Andrade   |   22/04/2020 11:24   |   Atualizada em 22/04/2020 11:33

WTTC pede que G20 coordene ações para recuperação da crise

O World Travel & Tourism Council (WTTC) fa pedido aos ministros do Turismo do G20 por ações coordenadas


Divulgação/WTTC
Gloria Guevara, presidente do WTTC
Gloria Guevara, presidente do WTTC
O World Travel & Tourism Council (WTTC) fez um pedido aos ministros do Turismo do G20 (composto pelos países do G8 Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, e ainda África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia), para que eles liderem uma ação coordenada de recuperação para a indústria de Viagens e Turismo pós-covid19.

Para o WTTC, apenas as nações do G20, unidas, têm o poder de influenciar e dirigir essa recuperação, com ações necessárias para a preservação do setor. Os 20 ministros devem se reunir na próxima sexta-feira, 24, para discutir como combater a crise que está minando todo o setor de Viagens e Turismo.

De acordo com analistas do WTTC, a pandemia ameaça 75 milhões de empregos no setor, com perdas de um milhão de empregos por dia. O WTTC elogiou a atitude do G20 de congelar as dívidas dos países mais pobres, para que essas nações invistam em seus sistemas de saúde, para salvar vidas e combater a covid-19.

A presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara, disse que as medidas de recuperação coordenadas pelos ministros de Turismo do G20 incluirão a participação ativa da iniciativa privada, assegurando que essas medidas coloquem o viajante no centro das ações. “Isso inclui uma jornada de viagens sem barreiras, com os padrões de segurança sanitária aumentados, com ajuda da tecnologia. Os protocolos de saúde definidos pelo G20, assim como os pacotes de apoio permanente para o Turismo ajudarão a guiar a parceria público-privada depois do fim do lockdown e a caminho da recuperação. Milhões de pessoas em todo o mundo dependem dessas ações coordenadas pelo G20”.

“Sob a liderança da Arábia Saudita como chair do G20, um país que registrou recorde de crescimento em Viagens e Turismo em 2019, quatro vezes acima da média global, essa reunião é a melhor plataforma para garantir uma ação coordenada para uma recuperação mais rápida”, continua Gloria Guevara.

VEJA O QUE OS PAÍSES JÁ FIZERAM PELO TURISMO NA CRISE

QUATRO PILARES
O WTTC relembra seus quatro princípios para a recuperação do setor após a pandemia:

1 – Ação público-privada coordenada, com a participação de todas as nações do G20, para restabelecer operações, remover barreiras de viagens e reabrir as fronteiras. Isso irá garantir o retorno eficiente dos voos, movimentação de pessoas e a volta das viagens essenciais para reconstruir a confiança em Viagens e Turismo.

2 – Melhorar a experiência da jornada de viagem, combinando tecnologia e protocolos para aumentar os padrões sanitários. Considerar como “novo normal” para o setor os componentes de saúde, segurança, higiene e sustentabilidade, tendo o viajante no centro das preocupações.

3 – Trabalhar com o setor privado e especialistas em saúde para definir padrões global para o novo normal do mundo, baseando-se na ciência sobre o que pode ser adotado por negócios de todos os tamanhos e em todo o mundo.

4 – Continuar oferecendo apoio do setor de Viagens e Turismo na fase de recuperação, por meio de todo o ecossistema de viagens. Ajuda financeira para negócios e trabalhadores para promover uma recuperação rápida. É necessário um efeito dominó em toda a cadeia, para que negócios grandes e pequenos possam se recuperar e prosperar.

Com essas medidas o WTTC acredita que a recuperação será mais rápida e eficiente.

V&T NO G20
Viagens e Turismo foi responsável por 211 milhões de empregos e 9,5% do total da força de trabalho do G20, segundo último estudo do WTTC. O setor de Viagens do G20 representou 76% do GDP global de Viagens e Turismo em 2019. Enquanto o PIB do G20 cresceu 2,6% em 2019, o PIB de Viagens e Turismo no G20 aumentou 3,7%, gerando US$ 6,7 trilhões, ou 9% da economia total do G20.

Tópicos relacionados