Vinicius Novaes   |   23/03/2020 17:23
Atualizada em 25/03/2020 18:59

Check-list para empreendedores conterem a crise e salvar o caixa – parte 1

Lista foi elaborada pela Gestão 4.0 e Auddas

Uma lista elaborada pela Gestão 4.0 e Auddas elencou os principais pontos para um empreendedor conter a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Na primeira parte, as dicas contemplam os impostos e taxas, e as despesas.

Nos próximos dias, você ficará sabendo sobre as medidas que dizem respeito às pessoas, crédito, receita e marketing. Fique ligado.

IMPOSTOS E TAXAS

Postergar pagamento de impostos federais dentro dos prazos permitidos e máximos antes de negativação
Avalie com o seu escritório de contabilidade os prazos de atraso e renegociação de dívidas tributárias com o governo

Associações
A consultoria sugere reavaliar para reduzir, ou cortar pagamentos para qualquer tipo de associação de classe, indústria ou semelhantes. Porém, vale ressaltar, no caso do Turismo, o papel dessas entidades, incluindo Abav, Braztoa, Abracorp, Clia, FBHA, entre outras, como a própria CNC, na luta por medidas em favor do setor nesse momento de crise. Como vimos na live da PANROTAS com Abav, Braztoa e FBHA ou na proposta do Sistema Spara investir R$ 1 bilhão no combate ao coronavírus, vale repensar essa dica e recomendamos ficar ao lado de sua entidade na luta pelo Turismo, Hotelaria, Parques, Alimentação fora do Lar, entre outros segmentos representados. A maioria associações pequenas, que, inclusive, como a Abav-RJ, já postegaram os pagamentos de mensalidades. E no caso do Sistema S, um apoio de R$ 1 bilhão nesse momento de crise.

Divulgação
Postergação recolhimento de FGTS e INSS
O Governo Federal autorizou que o recolhimento do INSS e FGTS da folha de pagamento seja postergado por três meses a partir de março/2020 (poderão ser postergados os recolhimentos em março, abril e maio de 2020). Importante ressaltar de que deverão ser compensados no futuro

Postergação recolhimento Simples
De acordo com a Resolução CGSN 152/2020 do Comitê do Simples Nacional, o pagamento da DAS referente ao simples das competências de março, abril e maio foram postergadas. Importante ressaltar que as mesmas ainda deverão ser pagas em datas futuras (outubro, novembro e dezembro) e, portanto, isso deve ser considerado no seu planejamento de desembolso de fluxo de caixa

DESPESAS

Revisão de contratos e negociação de contratos
Classifique todos os seus contratos com fornecedores e analise quais são do tipo A (essenciais para que você continue funcionando e com alto valor) e busque renegociar o quanto antes sejam em prazo ou desconto. Os do tipo B e C (não essenciais) devem ser suspensos, postergados ou cancelados.

Divulgação
Movimento para home office e redução de despesas de utilidades no escritório

Coloque o time em regime de home office, e desative/suspenda temporariamente as contas de água, luz e internet do escritório junto as concessionárias. As mesmas podem ser suspensas por no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias por ano. Renegocie ou suspenda durante a crise o pagamento do aluguel do imóvel

Corte de despesas variáveis
Avalie todas as despesas variáveis não essenciais ou com retorno duvidoso neste momento

Suspensão de investimentos e projetos que estejam com conclusão inferior a 70% e desembolso inferior a 80%
Avalie investimentos que ainda não foram finalizados e considere pausar ou cancelar. Evite o viés de "aversão a perda" e entenda se o dinheiro que será deixado de investir poderá fazer falta em caso de quedas de receita por períodos prolongados. Investimentos podem ser refeitos no futuro, mas, para isso, o negócio precisa continuar existindo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS